Geração Z e Millennials são a mesma coisa?


Geração Z e Millennials são a mesma coisa?

E ai, Geração Z e Millennials são a mesma coisa? Saiba a como diferenciar cada grupo, e assim, definir a persona ideal do seu negócio.

Afinal, Geração Z e os Millenials são a mesma coisa? Leia o texto e fique por dentro do assunto. Dessa forma, será mais fácil definir estratégias assertivas para alcançar cada tipo de público.

Muito se fala sobre as gerações e como elas marcam cada indivíduo diferenciando-os pelo comportamento, ideias, estilo musical, estilo de roupa, entre outros elementos. São inúmeras as diferenças, mas por quê?

Cada geração se difere bastante pelo fato de que a vida em geral está em constante evolução. Em outras palavras, o mundo como um todo, desde o aspecto geográfico até populacional, não será mais o mesmo que foi décadas atrás. 

As mudanças são constantes; fazem parte da vida, e o indivíduo como produto do meio, como já dizia Jean-Jacques Rousseau, não poderia ser diferente.

Logo, gerações se diferem umas das outras em diversos aspectos. Mas é importante lembrar que nenhuma é mais importante que a outra. Assim como, nenhuma geração é mais bem preparada que a outra. Pelo contrário, cada geração vem com uma característica diferente que complementa nosso modo de viver. Em suma, todas são importantes e todas colaboram igualmente com o futuro da humanidade.

Tecnologia e as gerações

O avanço da tecnologia vem trazendo uma diferenciação ainda maior das gerações.

Isso porque, a tecnologia influencia diretamente na maneira como pensamos, e consequentemente, nos comportamos. Bem como, a tecnologia influencia também a nossa percepção de tempo. Isso quer dizer que, os jovens atualmente são muito mais ansiosos do que os jovens dos anos 80por exemplo, porque a percepção do tempo de hoje é muito mais rápida do que foi na década de 80.

Além do mais, veja como acontecimentos marcantes podem diferenciar o comportamento dos indivíduos:

– 2007 e a popularização dos smartphones. 

A partir disso, a sociedade passa a viver hiper-conectada, com acesso ilimitado à informação. A cultura da velocidade e do imediatismo também se propaga.

– 2008 e a crise financeira mundial:

Quem já estava no início da vida adulta nessa época conviveu mais com inflação, desemprego e pessimismo sobre a sociedade.

Há uma sociedade antes do smartphone e depois do smartphone, assim como, há incríveis diferenças entre uma sociedade que passou por uma grande crise econômica do que as que não passaram.

Esse conhecimento sociológico básico serve para empreendedores entenderem ainda mais a mente de seus consumidores. Isso porque não dá para considerar todos os jovens consumidores dessa geração como uma massa única de gostos e comportamentos idênticos.

Corroborando esta ideia, um novo estudo do Google Brasil, feito pelo Google BrandLab de São Paulo, mostra que marcas precisam tratar os millennials com outros olhos.

Afinal, qual a diferença entre Millennials?

O Millennials é um grupo maior que pode ser dividido em dois grupos menores: Old Millennials e Young Millennials

Millennials podem se dividir em dois pequenos grupos:

Aqueles que hoje têm entre 18 e 24 anos (young millennials) e aqueles que hoje têm entre 25 e 34 anos (old millennials).

Old Millennials:

Eles foram crianças e adolescentes nos anos 90 e não cresceram com acesso à internet, smartphones e apps. Viveram boa parte da vida sem internet.

– Foram pegos de surpresa pela crise econômica – assunto que não pensavam muito a respeito.

– Tendem a ser mais otimistas, colaborativos e flexíveis.

– Tendem a ser mais nostálgicos e se sentem adultos quando fazem coisas como varrer a casa e lavar a louça.

– Hoje, suas maiores preocupações e objetivos são coisas como mudar ou conseguir um emprego, viajar ao exterior, comprar uma casa ou apartamento e começar ou voltar a estudar.

– Eles se interessam mais em momentos de “pausa” e “detox” das tarefas para relaxar e buscam mais “life hacks” (dicas, macetes).

Young Millennials

A infância e adolescência deles aconteceu nos anos 2000. Já nasceram em um mundo conectado à internet e desde a escola conheceram coisas como smartphones e redes sociais.

– Já conheceram o mundo com uma economia mais frágil.

– Tendem a ser mais realistas, questionadores e conscientes quando o assunto é finanças.

– Adoram a filosofia YOLO (You Only Live Once/Só Se Vive Uma Vez). 89% se identificam com esse estilo de vida.

– Tendem a ter menos paciência com “perda de tempo” como anúncios e comerciais.

– 4 entre 10 têm o diploma universitário como maior sonho.

Fator em comum dos millennials

Segundo a análise do Google, a vida com acesso à informação 24 horas por dia é o ponto comum.

Ambos os grupos buscam no acesso à cultura a sua principal fonte de educação, inspiração e entretenimento.

Geração Z:

A Geração Z é a definição sociológica para a geração de pessoas nascidas, em média, entre meados dos anos 1990 até o início do ano 2010. 

É a geração que busca a verdade acima de tudo. E, por consequência, será consumidora apenas do que for verdade. Os desdobramentos dessa busca são evidentes: como nenhuma outra geração precedente, os “Zs” são realmente multitarefa: conversam com alguém, enquanto enviam Snaps para outro grupo em um show, chamam um Uber e enviam whats para o grupo da escola. A noção de tempo sequencial dá lugar ao tempo paralelo, conectado, mobilizável. 

E a vida em rede deve trabalhar para expurgar tudo o que é falso ou artificialmente criado ou comunicado.

  1. Pragmáticos

Estes jovens são realistas ao extremo, práticos e buscam satisfazer sua necessidade financeira e enriquecimento pessoal (no campo emocional e sensorial). São adeptos do pensamento lógico, autodidatas e responsáveis. 

Em resumo: vivem de forma pragmática. Essa característica é mais evidente ainda no Brasil pós-crise.

  1. Além dos rótulos

Para a Geração Z, o importante é não se definir. O “eu” é seu reino e seu lugar. Quebram e contestam vigorosamente todos os estereótipos e não ligam para definições de gênero, idade ou classe. Supervalorizam o próprio “eu”, e por isso, desconstroem os rótulos, valorizando a identidade fluida. Exaltam a individualidade, entendem a diferença.

  1. Comunicativos

Dialogam, entendem e agregam. São avessos à polarização, compreendem a diferença. 

O diálogo é a ferramenta e a rede, seu campo de conciliação. São ativistas, compassivos e ponderados.

O CONSUMO E AS GERAÇÕES

A forma de consumir é um dos fatores que diferencia as duas gerações – Geração Z e Millennials.

Nesse sentido, há revoluções no modo de atuação das empresas para atrair os consumidores e fortalecer seus produtos ou serviços no mercado.

Assim, a cultura de compra vai se adequando à medida com que a sociedade vai se desenvolvendo. As técnicas e metodologias de vendas devem ir se adaptando e se renovando com o passar do tempo.

Os Millennials, a geração mais enfocada atualmente, são abstratos, questionadores e têm visão global e conectada. E sua visão de consumo demanda experiência.

Se o seu site não fornecer a esses usuários o tipo de experiência certa, você perderá os clientes, por exemplo. Logo, o foco não é exclusivamente no produto em si, mas na experiência, ou também, no valor que ele proporciona ao consumidor.

Os jovens da geração Z são mais propensos a acumular dívidas nos cartões de crédito do que a geração anterior dos millennials, segundo uma nova pesquisa. O dado aumenta a esperança do setor financeiro de que os adolescentes e jovens de 20 e poucos anos de hoje proporcionarão mais lucros nos próximos anos.

Logo, desenvolva sua estratégia de marketing levando em consideração os aspectos que diferenciam a persona que é o foco do seu público. Dessa forma, será possível aumentar seus números de venda. Porque você conseguirá desenvolver uma estratégia eficaz para alcançar cada tipo de persona.

Então, como foi visto no texto, cada público tem uma característica própria, e para ser alcançado necessita de uma estratégia específica.

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