EMPREENDER COM PROPÓSITO AJUDA NOS NEGÓCIOS

EMPREENDER COM PROPÓSITO AJUDA NOS NEGÓCIOS

Empreender com propósito? Saiba porque é importante definir um propósito para seu empreendimento, e ajudá-lo no sucesso do seu negócio!

Golden Circle (círculo dourado)

Golden Circle, ou em português, círculo dourado, foi uma ideia desenvolvida por Simon Sinek, palestrante motivacional, consultor de marketing, e autor do bestseller “Por que? Como Grandes Líderes Inspiram Ação”.

Esta é uma ferramenta simples. Porém, muito poderosa que explica como grandes líderes e organizações obtêm influência ao empreender com propósito.

QUEM É SIMON SINEK

Simon Sinek, atualmente com 46 anos, é referência para empreendedores em todo o mundo, por isso inspira líderes a focarem em empreender com propósito seus negócios e suas vidas.

Além do mais, é também, fundador da Start With Why (Comece com o porquê), um negócio que visa inspirar pessoas a fazerem aquilo que mais as motiva.

Agora que já sabe um pouco mais sobre quem desenvolveu o Círculo Dourado. Então conseguirá entender melhor o porquê dessa ferramenta ser tão bem vista, e também, usada por tantos empreendedores que almejam conquistar o sucesso de sua marca e empreender com propósito de realizar seus objetivos.

Nós iremos trazer esse conceito, com o objetivo de ajudar empreendedores a refletirem no intuito de transformar seus negócios em organizações admiradas por clientes e colaboradores.

A proposta da ferramenta círculo dourado é alinhar propósito com ação, afinal, uma ideia só ganha seu valor ao se materializar. Para que isso seja feito, é preciso antes de tudo confiança no seu negócio e determinação. Para Sinek, as pessoas não compram o que você faz, e sim sua motivação para fazê-lo.

Esse círculo é, na verdade, um simples gráfico, em formato de um alvo, que indica, do centro para fora: Por quê, Como e O quê.

Veja a seguir:

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Ações antecedem a razão

Segundo o que é proposto no livro, a ideia é que muitos empreendedores podem agir de fora para dentro.

Assim, as ações antecedem a razão. Mas para Simon Sinek o que faz um empreendedor superar obstáculos e desafios é ter um propósito bem definido.

Essa constatação é bem exemplificada no diálogo entre a Alice e o gato Cheshire em Alice no País das Maravilhas, veja a seguir:

Alice perguntou: “Gato Cheshire, pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar? ”

Isso depende muito do lugar para onde você quer ir” — disse o gato.

Eu não sei para onde ir! — Respondeu Alice.

Se não sabes para onde ir, qualquer caminho serve — volta a dizer o gato.

Reagir é não ter propósito

Pense cuidadosamente nos seus objetivos. Muitos empreendedores passam a vida inteira perseguindo uma meta sem sentido, insatisfatória ou destrutiva.

Como também, vivem sem saber o que querem e por que querem, apenas sobrevivendo ou reagindo às condições e situações.

Vale salientar que essa condição de viver reagindo, é em si, uma escravidão de seus próprios hábitos. Quando o empreendedor consegue reagir, não pensa conscientemente sobre suas atitudes, como consequência, a sua vida e a do seu negócio podem tomar um rumo pelo qual não gostaria.

É ai que vem a frustação. É quando o empreendedor toma consciência de que é o protagonista da sua vida pessoal e profissional. Logo, é o único responsável pelo que acontece nelas.

Por isso, esse momento não serve apenas para uma autodepreciação ou autojulgamento. Mais que isso, essa reflexão é necessária para que ele veja onde está errando. Assimalcançará resultados muito melhores e muito maiores!

Qual a razão do seu sucesso?

O sucesso necessita de uma razão, de um propósito, pois o sucesso é o destino. Mas o caminho percorrido até lá terá inúmeras provações que muitos empreendedores se eximem de passar.

Talvez seja por isso que o número de líderes é muito inferior ao número de seguidores. Porque para ser líder, é preciso antes de tudo, ter confiança em suas ações, determinação do que se quer. Então, inspirará várias pessoas.

Portanto, grande parte dos empreendedores de sucesso são justamente os que entendem bem o seu porquê de existir.

Normalmente, começa-se com o que vender, depois como vender; muitas vezes os negócios nem chegam ao porquê eles vendem.

Nesse sentido, muitos negócios entram no mesmo patamar onde todos os outros estão. Pois, não segue um novo rumo, comi também, não alcança o tão sonhado diferencial de mercado.

Nesse momento, inúmeros empreendedores podem pensar, erroneamente, que estão numa situação desconfortável. Tendo em vista, o mercado saturado, por conta de um mal momento econômico ou qualquer outra desculpa. Eles fazem isso porque olham para a consequência e não para a causa.

Contudo, para mudar esse cenário, iremos mostrar a seguir, como usar essa ferramenta poderosíssima. E assim, alcançar resultados em negócios de qualquer tamanho.

COMO USAR O CÍRCULO DOURADO NO SEU NEGÓCIO

COMECE PELO POR QUÊ

Como já falamos, o porquê será a sua base, é a razão pela qual você acorda todos os dias, o que te motiva.

É o propósito do negócio, o objetivo de suas iniciativas, enfim a causa que move seus projetos e campanhas.

A partir desse importante passo, segundo o livro “Por que? Como Grandes Líderes Inspiram Ação”, será a maneira como o empreendedor irá elaborar seu produto ou serviço, afim de que seus futuros clientes, se identifiquem com a sua proposta de valor.

De antemão, o que irá trazer um diferencial no mercado não será necessariamente o produto ou serviço, pois possivelmente já existem inúmeros semelhantes no mercado. Mas sim, o por quê o seu produto ou serviço existe, que irá chamar a atenção dos consumidores, frente aos já existentes no mercado.

Todavia, esse é o ponto de partida para empreender com círculo dourado.

VEJA O COMPARATIVO ENTRE NEGÓCIOS COM O MESMO PRODUTO

Imagine um comercial da Dell:

Conheça o novo notebook, ideal para o trabalho home office, ele dispõe de tela de 15 polegadas, processador core i7, 16gb de memória, 500 GB de HD, Windows 10, placa de vídeo 4gb.

Com ele empreendedores podem trabalhar melhor, devido a maior velocidade de processamento e capacidade de armazenamento, ganham agilidade nos programas utilizados diariamente.

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Agora imagine um comercial da Apple:

Tudo que nós fazemos é porque queremos desafiar o status quo, é porque pensamos diferente, porque somos pessoas que querem mudar o mundo. Se você também tem esse desejo e gosta de produtos que são simples de usar, possuem os melhores designs e atendem suas necessidades, deveria conhecer nossos computadores.

Está interessado em comprar um Apple?

SIGA COM O COMO

Agora será a vez das suas estratégias, seu plano de ação, como alcançar o seu objetivo.

O recomendável é ter os ideais do negócio muito claros na cultura organizacional e lembrar deles quando precisar decidir por qual caminho seguir.

Dessa forma, além de tomar decisões mais acertadas, trará mais agilidade ao processo.

POR ÚLTIMO E NÃO MENOS IMPORTANTE, O QUÊ

Aqui será a parte tangível, ou também, concreta do seu produto ou serviço.

Muitos negócios partem daqui a princípio para seguir à diante. Como vimos, esse será o seu último passo. Após ter passado pelo Por quê e Como, será possível desenvolver seu produto ou serviço de forma que alcance um diferencial de mercado, conquistando clientes pelo valor do seu produto gera.

Valor Percebido = Tamanho dos problemas existentes + Eficácia percebida sobre o seu produto.

Siga as dicas propostas, mas não deixe de ler o livro, pois será de imenso aprendizado.

O maior fator de sucesso para todos que querem empreender é: Não fique apenas na leitura, coloque em prática!

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