COMO CRIAR UM NOVO MODELO DE NEGÓCIOS

COMO CRIAR UM NOVO MODELO DE NEGÓCIO

Nesse artigo separamos dicas valiosas para empreendedores como você que almeja melhores resultados mesmo durante a crise causada pela pandemia do coronavirus.

Criar um novo modelo de negócio – durante uma crise, pode ser uma das primeiras ações para que seu negócio sobreviva. Em razão do novo cenário atual, grande parte dos negócios não podem atender clientes de forma presencial.

Para superar qualquer crise: precisa-se de planejamento. Dessa forma, uma das primeiras coisas a fazer é: entender melhor como criar um novo modelo de negócio. Saiba que existem diversas opções em momentos de crise. Acima de tudo, o empreendedor tem de ser criativo.

A todo momento, surgem novos modelos de negócios dinâmicos. Em síntese, esses modelos são impulsionados pelo surgimento de novas formas de consumir bens e serviços. Assim como, pelas maneiras de se relacionar, e também, trabalhar.

Como resultado, fortalecimento dos canais de atendimento on-line, não são mais possibilidades. Mas sim, fundamentais para sobrevivência de pequenos e médios ”negócios físicos”.

Então, a necessidade dos negócios tradicionais se digitalizarem faz com que após o período de isolamento, algumas organizações, utilizem modelos de negócios que eram comuns às startups.

COMO CRIAR UM NOVO MODELO DE NEGÓCIO POR NECESSIDADE OU OPORTUNIDADE:

Como empreendedor é preciso estar atento às novas possibilidades de um novo negócio. Assim como, em novas maneiras de aperfeiçoar o seu negócio.

Um engenheiro, chamado Steven Sasson, inovou quando começou a pensar sobre um novo modelo de negócio para produzir fotos. Como resultado, as imagens com notícias, que acompanhamos hoje tiveram início quando alguém pensou em uma nova forma de fazer o que já era feito.

Aos 24 anos de idade, Steven, foi trabalhar para a KODAK. Ele foi responsável por criar o primeiro modelo de câmera fotográfica digital. Embora detivesse a patente da tecnologia, a Kodak não acreditou no novo modelo de negócios de entregar fotos digitais aos clientes. Então, mesmo tendo ganho bilhões, a empresa declarou falência em 2012 por ter “guardado o segredo” durante muito tempo.

A empresa resistiu a venda dos equipamentos. Porque, acreditava que com a venda de câmeras digitais seu modelo de negócios, seria prejudicado. Conforme seu modelo de negócios – rentável na época, era vender equipamentos e insumos para produção de fotos impressas.

No mais, mesmo que o negócio seja rentável em algum dado momento. Nada impede que ele seja ultrapassado por um novo modelo de negócio melhor. Assim como, foi o caso da Kodak.

Modelo de negócio KODAK

PLANO DE NEGÓCIO X MODELO DE NEGÓCIO:

Você sabe qual a diferença de modelo de negócio e plano de negócio?

Pela similaridade das palavras, traremos algumas definições para tornar a compreensão do texto ainda melhor.

O Modelo de Negócio é apresentado de forma visual e possui um viés prático.

O Plano de Negócios é um documento detalhado e minucioso. Definitivamente, um plano de negócio é mais demorado e requer dedicação e pesquisa. Em suma, para concluir um plano de negócio levam-se semanas ou meses.

Na elaboração de um Plano de Negócios, o conteúdo é bastante detalhado. Visto que, mostra os custos, o investimento, a estratégia de marketing e vendas, bem como a projeção de receita e lucro. Geralmente resulta de um trabalho individual do empreendedor, o qual elabora um documento de 30 a 40 páginas.

Já o Modelo de Negócio – é uma ferramenta mais fácil. Normalmente é usada de maneira colaborativa, entre sócios, funcionários e parceiros.

Se tratando de uma ferramenta simples e prática, o empreendedor consegue criar várias versões. Uma vez que, ela baseia-se mais em hipóteses do que em estudos reais.

Há também, a proposta de um novo Modelo de Negócio em uma única folha. Nesse modelo, o empreendedor pode, em algumas horas, testar conceitos de produtos ou serviços. Como também focar na prototipação. E em seguida, saber se realmente é disso que o mercado precisa.

Pode ser mais interessante pensar em elaborar um Modelo de Negócios, se tratando em ser mais rápido para elaborar.

Logo, em momentos onde as empresas precisam se reinventar de forma rápida, o Modelo de Negócios pode ser mais adequado. Uma vez que, possibilita testar idéias antes de colocá-las em prática.

Mesmo que movido por necessidades advindas de tempos de turbulência como numa crise sanitária, onde a economia é diretamente afetada, é indispensável para um negócio pensar em novas formas de disponibilizar seus produtos e serviços.

AFINAL, O QUE É UM MODELO DE NEGÓCIOS

Remodele o modelo de negócios da sua empresa para enfrentar momentos de crise financeira. Como também, em qualquer momento é positivo para a empresa se reinventar.  

É possível remodelar rapidamente o modelo de negócios da sua empresa. Para que assim, a mesma consiga se manter firme mesmo em tempos de crise.

Para você, empreendedor, que não tem clareza sobre o assunto ou não sabe como colocar em prática as mudanças que seu negócio necessita, iremos tentar te ajudar.

Canva modelo de negócio

Um modelo de negócio determina o produto ou serviço que uma organização irá produzir ou fornecer, o método de produção, o seu público-alvo e suas fontes de receita.

Além do mais, de acordo com definição do SEBRAE, de 2016, “o modelo de negócios é a forma como a empresa cria, entrega e captura valor”.

Sendo assim, não existe uma “receita de bolo”. Pelo contrário, o modelo dependerá da sua proposta de valor e das características da empresa.

modelo de negócio será de acordo com o nicho de mercado em que sua empresa se encaixa.

NICHOS DE MERCADO PARA INVESTIR APÓS QUARENTENA

Antes de mudar seu atual modelo de negócio, é importante observar algumas tendências mercadológicas, provocadas pelo coronavírus.

  1. Negócios onde a demanda explodiu na crise e deve continuar em alta no longo prazo

Ensino a distância, entretenimento on-line, ferramentas para trabalho remoto, nutrição e saúde, telemedicina, planos de saúde e seguro de vida;

  1. Negócios onde a demanda explodiu na crise, mas deve se estabilizar no longo prazo

Alimentação, internet banda larga e telefonia, produtos para limpeza, produtos que ajudam a prevenir a epidemia (álcool gel, máscaras);

  1. Negócios onde a demanda tem forte queda na crise, mas pode ter crescimento acentuado em seguida

Eletrodomésticos, produtos de beleza, roupas, sapatos,  acessórios, serviços de beleza (cabeleireiro, barbeiro);

  1. Negócios onde a demanda teve forte queda na crise, com tendência de recuperação de forma mais lenta

Academias de ginástica, cinema, teatro, eventos, hotéis, restaurantes, viagens e turismo.

Em suma, o modelo de negócios de uma empresa de sucesso pode dar certo para ela. Mas não necessariamente para a sua. Pois a estrutura e cultura da empresa muda bastante de um negócio para o outro – mesmo até que ambas as empresas atuem no mesmo segmento de mercado.

COMO UTILIZAR O CANVAS DE MODELO DE NEGÓCIOS

O Canvas, é a principal ferramenta na elaboração de um modelo de negócios. Essa ferramenta permite observar todos os pontos fundamentais de um plano de negócios em apenas uma folha.

No quadro é possível contemplar parceiros chave, atividades chave, fontes de custos, fontes de receita, segmento de clientes, estruturas de custo, entre outros pontos de suma importância para a elaboração de uma estratégia de negócio.

Modelo de negócio digital

O modelo Canvas foi introduzido no mercado por Alexander Osterwalder em seu livro Business Model Generation (A Geração dos Modelos de Negócio). Como você pode perceber, é uma excelente ferramenta para a gestão da sua empresa. Porque o modelo contempla informações necessárias para o crescimento do seu empreendimento. Mesmo para quem não tem muito domínio do conhecimento técnico em criação de empresas, ou ainda, novos modelos de negócio em empresas já existentes.

Com essa ferramenta, é possível auxiliar pessoas que estão no mercado há mais tempo. No entanto, não sabem o que fazer em momentos que exigem reinventar seus negócios de forma rápida.

Além delas, podem ser beneficiadas, pessoas que estão iniciando sua jornada empreendedora; devido a necessidade imposta pela perda de seus empregos formais.

Durante o período em que possuímos tempo ocioso, como agora durante a quarentena, pode ser uma oportunidade para deixar a criatividade aflorar. Contudo não bastam boas ideias, é preciso organizá-las e principalmente, partir para a ação.

Muitas vezes o que nos impede de colocar ideias brilhantes em prática é não saber por onde começar.

USE O CANVAS DE MODELO DE NEGÓCIOS PARA AJUDAR SEU NEGÓCIO A SOBREVIVER A CRISE

Como citado anteriormente, o modelo de negócios normalmente é feito no início do empreendimento. No entanto, remodelar o seu modelo de negócio em tempos de turbulência no mercado é uma estratégia que poderá salvar o seu negócio ou diminuir o efeito causado pela crise.

De acordo com Fábio Coimbra, coordenador do MBA em Gestão de Riscos e Compliance da FECAP e doutor em administração pela USP, o Brasil vive hoje um momento muito delicado, capaz de englobar não só uma, mas diversas crises socioeconômicas.

“As incertezas políticas vêm criando uma volatilidade e insegurança econômica cada vez maior. Principalmente em pequenas e médias empresas, que possuem menor capacidade de resiliência em situações de crise”, explica.

Por outra via, segundo o especialista, a crise também pode ser sinônimo de novas oportunidades de experiência e gestão empresarial. “Estamos vivendo uma situação extremamente complicada e delicada, mas, ao mesmo tempo, isso faz com que muitos profissionais percebam que este também pode ser o momento de tentar buscar novas oportunidades de crescimento”, afirmou Coimbra.

O processo de aperfeiçoamento do modelo de negócio, que melhore a forma como o produto ou serviço é oferecido no mercado, não é tão complicado como aparenta ser. Deve sim, ser elaborado para quem não deseja ficar pra trás. E assim, ver o seu negócio crescer mesmo quando o terreno não é fértil.

Dicas para você criar um novo modelo de negócio

Veja a seguir algumas dicas para fazer um modelo de negócio de sucesso.

QUESTÕES GERAIS:

São elementos que irão compor a base do seu modelo de negócios.

  1. Proposição de valor: o que você oferece que é único no mercado? Sua proposição de valor deve se assemelhar a nova demanda exigida pelo mercado. Então se o seu produto pode ser facilmente dispensável em tempos de crise, reformule-o para que seu valor continue vigente e suas vendas não parem. Uma forma prática de gerar valor aos clientes é respondendo as perguntas abaixo: O produto/serviço cria economias que podem fazer o cliente mais feliz? Produzem resultados que seus clientes esperam ou vão além? Copia ou supera as soluções atuais? Faz a tarefa ou a vida do cliente mais fácil? Cria efeitos sociais positivos? Faz algo que os clientes estão a procura neste momento?
  2. Segmento de clientes: para quem você vai vender? Você deve levar em consideração quais os reais clientes que permaneceram fiéis, e portanto, investir neles, e também, traçar o perfil do mesmo para que outros semelhantes sejam trazidos para a fidelização. Caso esteja imaginando criar um novo negócio, avalie que clientes em potenciais estão com o poder aquisitivo menos corrompido no momento. Também vale a pena ficar de olho nos produtos serviços com uma tendência de crescimento após o período de quarentena. Enfim, é interessante escolher um nicho específico de clientes para atuar, por exemplo: mulheres de meia idade que têm filhos costumam se alimentar de forma saudável, ao invés de vislumbrar atingir  o “público feminino”.
  3. Atividades chave: quais as ações necessárias a entregar o produto ou serviço ofertado? Reveja se é possível você diminuir os custos para obter um lucro maior ofertando um preço competitivo para continuar vendendo. Uma das formas de prestar serviços sem abrir mão da qualidade é pensar em modelo de prestação de serviços no formato home based. Ainda, começar novos negócios de forma 100% on-line, contratar somente mão de obra estritamente necessária, trabalhando meio expediente. E também, de forma remota, podem ajudar a reduzir os custos fixos sem comprometer as atividades chave.

QUESTOES ESPECÍFICAS:

Quanto mais responder perguntas, melhor. Então seja bem específico ao elaborar seu modelo de negócio.

  1. Parcerias estratégicas: que empresas ajudarão a compor melhor essa oferta? Procure por parcerias para auxiliar no custo do processo, seja dividindo um espaço, por exemplo, seja agregando valor em elementos que ficaria difícil para você arcar sozinho. Procurar parcerias com empresas que possuem disponibilidade de investimento, normalmente médias e grandes empresas. Mas, perderam mercado durante a quarentena. Elas irão precisar de parceria com empresas menores para retomar o crescimento.
  2. Fontes de receita: como você cobra, e quais são os drivers de receita? Fontes de Receita engloba o dinheiro que a empresa gera em cima de cada segmento de clientes previamente definido. Mas isso não significa o “lucro” ganho e, sim, o fluxo de receita envolvido. É importante que a empresa se pergunte quais benefícios incentivam os clientes a pagar mais, a que preços eles estão adquirindo benefícios similares atualmente, que modo de pagamento eles preferem e também que parcela da receita total da organização cada fonte representa.
  3. Estrutura de custos: quais drivers são geradores de custos? É momento de revisar toda a sua estrutura e considerar o que pode ser eliminado e o que é essencial para a continuidade do seu negócio.
  4. Os recursos: qual a infra-estrutura, recursos ou serviços de base? Quais recursos você poderá otimizar para diminuir os custos e manter a lucratividade.
    • Busque alternativas para baratear seus custos operacionais.
    • Observe se pode utilizar serviços de startups, muitas empresas estão disponibilizando serviços grátis durante o período de quarentena.

COMUNICAÇÃO:

São muitas as redes sociais que a empresa precisa estar presente para realizar estratégias. Como marketing digital, por exemplo.

  1. Os canais de comunicação e distribuição: como o produto chega até o cliente? Os canais de comunicação, distribuição e vendas são os pontos onde seus clientes conhecem a proposta de valor do seu produto ou serviço, efetuam a compra e recebem assistência. Seus clientes estão mais limitados na questão do deslocamento. Afinal, você terá que fazer com que o seu produto chegue até eles. Há empresas que oferecem serviços de entrega de forma terceirizada. Ou também, você mesmo pode usar seu veículo particular se for mais interessante. Se possível, elimine os intermediários ou estude formas de como aproveitar melhor os canais disponíveis.

Na imagem abaixo você observa 05 tipos de canais de vendas mais comuns.

Há uma grande variedade de canais de comunicação. Veja a seguir:  canais-de-vendas-empresas

  • Assistência pessoal – É baseado na interação. O cliente se comunica diretamente com a empresa durante a venda ou pós-venda na loja, pelo telefone, WhatsApp ou e-mail.
  • Assistência personalizada – Envolve um representante para cada cliente, é muito comum em vendas para o público de alta renda, onde o atendimento é realizado por um gerente nomeado.
  • Autosserviço – É comum principalmente em software SAS, onde o cliente faz tudo sozinho.
  • Serviços automatizados – Nesse caso é necessário definir os processos para combiná-los a um atendimento automático, muito comum em lojas virtuais.
  • Comunidades – Muitas empresas mantêm comunidades on-line que permitem aos usuários trocarem conhecimento.

Parcerias com os clientes:

Focar no cliente pode ser um grande diferencial para seu negócio.

Algumas empresas envolvem clientes na co-criação de produtos. Por exemplo, recente são as lives de artistas renomados viraram fenômeno no youtube durante o período de isolamento social causado pelo coronavírus.

O relacionamento com o cliente é como a empresa se comunica com ele. A grande maioria dos seus clientes está mais conectados que nunca na internet. Por esta razão, invista na comunicação durante esse tempo de quarentena para não perder a fidelização dos seus clientes.

Procure formas alternativas de manter o relacionamento ativo, abaixo listamos 06 formas de se relacionar com clientes em tempos de isolamento social:

COMO USAR O CANVAS PARA EMPREENDER

Assim, a adaptabilidade e a inovação são peças-chaves para o sucesso crescente da sua empresa, independente de como se encontra a situação política e econômica do país, e portanto, do mercado.

Lembre-se que empreender não é esperar o momento certo. Mas sim, criar a oportunidade e aproveitá-la. Além do mais, se você ainda tem dúvidas que como preencher seu canvas de modelo de negócio: assista o vídeo abaixo. Logo, parta para a ação.

https://youtube.com/watch?v=WUAQBV52bNU%3Ffeature%3Doembed

Aproveite este momento para estudar mais sobre a sua área e tirar seu sonho do papel!!

A Zimut é uma empresa de tecnologia em Recife – localizada no Porto Digital atendendo clientes de todo Brasil.

Além de criação de aplicativos empresariais, adoramos trabalhar com desenvolvimento de sistemas web, marketing digital para empresas e criação de startups.

Se você tem um negócio tradicional e deseja vender on-line, DESCUBRA COMO CRIAR SEU NEGÓCIO DIGITAL!

Confira mais artigos interessantes

Atendimento On-line em todas as cidades do Brasil

Copyright 2023 - ZIMUT - Todos os direitos reservados.