Como criar um aplicativo do zero

Como criar um aplicativo do zero

Como criar um aplicativo do zero pode ser uma grande dúvida pra muitos empreendedores. Todavia, é importante que os empreendimentos saibam a importância de digitalizar seu negócio.

Em outras palavras, para ter um empreendimento de sucesso, é muito relevante que haja uma forte integração do seu negócio com as ferramentas digitais como aplicativos, plataformas digitais, sites, entre outros.

Pois, a forma de consumir mudou. Isto é, para atrair clientes e fidelizar os mesmos é preciso que o seu empreendimento esteja acessível aos seus consumidores, e assim, garanta o seu diferencial no mercado. Por isso, continue lendo e saiba como criar um aplicativo do zero!

Muito é falado sobre o tempo que os consumidores estão online em seus smartphones. Mas como isso se relaciona com o sucesso do seu empreendimento?

A resposta é: totalmente. Isso porque, a forma de vender e comprar foram fortemente influenciadas pelo atual comportamento dos consumidores.

Atualmente, as vendas online estão muito mais fortes do que as vendas físicas. Isso porque, os consumidores buscam cada vez mais facilidade na hora de comprar. Além disso, é possível que por meio das ferramentas digitais, o seu empreendimento estabeleça um forte relacionamento com seus clientes.

Pois, pelos meios digitais é possível desenvolver ações e estratégias voltadas para a satisfação do cliente, como por exemplo: chat online, enquetes, box de mensagens, dentre outros.

Portanto, se você deseja prospectar mais clientes, vá até eles.

Mas afinal, o que é presença digital?

Atualmente, a presença digital é condição essencial para que as empresas possam garantir cada vez mais clientes sem necessariamente precisar investir em materiais físicos ou contratar pessoas para divulgar seus produtos.

Ao longo do dia, a quantidade de vezes que as pessoas mexem em seus celulares é muito maior do que pessoas vendo TV ou ouvindo o rádio.

De acordo com pesquisa feita em parceria pela Hubspot e We Are Social, mais de 139 milhões de pessoas têm contato com a internet no Brasil. Isso representa uma penetração de 66% em um país formado por mais de 210 milhões de pessoas.

Do total de pessoas que acessam à internet no Brasil, 85% fazem isso todos os dias. Ou seja, a exposição do consumidor a comunicação de marcas feitas no mundo online é bastante considerável e pode ser fator decisivo na hora de direcionar os investimentos no seu empreendimento.

Esses números mostram a grande oportunidade para uma comunicação mais direta e interativa com potenciais clientes e também para a fidelização da marca.

Em síntese, os softwares mobiles nos acompanham diariamente. Não precisamos nem de uma pesquisa para perceber que usamos mais de um aplicativo por dia.

Isso nos mostra que este é um mercado bastante agitado e que vale a pena participar dele. Para isso, é necessário criar um aplicativo.

Logo, é importante saber explorar isso de forma planejada.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância de digitalizar o seu negócio, veja a seguir 09 passos e saiba como criar um aplicativo do zero:

1- Qual o problema que seu aplicativo irá resolver?

Responder a essa simples pergunta é dar um importante passo no planejamento. Pois, ao respondê-la você encontrará a proposta de valor que seu aplicativo terá.

Em outras palavras, será o motivo pelo qual os consumidores farão o download do seu app.

Este é um passo que te garante insights importantes para saber o que de melhor seus futuros usuários podem ter.

2- Determine o seu público-alvo:

O público-alvo será o guia para a tomada das suas decisões. Isso porque, um negócio de sucesso é aquele cuja as ações e estratégias são baseadas na satisfação do cliente.

Portanto, adquira dados relevantes sobre o público que você pretende alcançar. Esses dados vão além de elementos básicos como idade ou gênero; eles são importantes. No entanto, traçar um perfil completo onde saiba também o comportamento e as preferências dos consumidores, leva a tomada de decisões muito mais assertivas para o sucesso do seu negócio.

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Responda as perguntas:

• Quem são esses usuários?
Busque entender o gênero, faixa etária, ocupação profissional, renda salarial, dentre outros segmentos para nichar o seu público ideal.

• Quais as necessidades, problemas e desejos deles?
Os problemas surgem a partir de necessidades ou soluções sem tanta eficácia. Entender o cerne e o entorno de uma questão irá abrir margem para insights importantes para a sua própria solução.
• Por onde acessam informações?
Mesmo que seu produto possua o maior nível de excelência, ele precisa ser divulgado nos canais adequados para atingir as pessoas certas através das estratégias de marketing de conteúdo — assim será possível criar um relacionamento. Além disso, participar desses canais implica em conhecer mais do seu público e suas prioridades.

3- Determine a plataforma do aplicativo: Android ou iOS?

Saiba qual dos sistemas operacionais seus usuários-chave mais utilizam, para assim, avaliar qual plataforma desenvolver.

É certo que Android é a plataforma dominante no Brasil. Todavia, não deixe de considerar propostas que não podem dispensar o uso de iOS.

Pois, tê-lo disponível em todas as plataformas é excelente para aumentar o alcance do app, tornando-o mais democrático.

4- Mapeie todos os gastos referentes a criação do aplicativo:

Como criar um aplicativo o zero é uma dúvida de muitos empreendedores. Pois, muitos empreendedores gostariam de saber quanto custa para desenvolver um aplicativo.

No entanto, essa não é uma questão que pode ser respondida facilmente. Isto porque, a criação do aplicativo requer alguns elementos que o diferenciam de um produto comum.

Mas, saber sobre alguns dos serviços que norteiam a criação do aplicativo poderá trazer maior clareza sobre os custos de todo o processo.

Alguns deles são: contratação de desenvolvedores ou outros serviços de terceiros é um gasto, APIs de funcionalidades a integrar no app. Assim como, salário de colaboradores, crachás, aluguel de escritório, pagamento de softwares e outros são exemplos.

5- Defina qual a melhor forma de monetização do seu aplicativo.

Existem muitas maneiras de ganhar dinheiro com aplicativo. Alguns exemplos são: anúncios, freemium, assinatura, download pago, etc.

Por exemplo, você pode optar por um aplicativo gratuito, mas com anúncios. Com uma grande base de usuários que acessam o aplicativo diariamente, é possível ceder o espaço do seu aplicativo para publicidade direcionada, de acordo com o perfil dos usuários.

Essa ação gera uma renda baseada na quantidade de pessoas que acessam seu app.

Por outro lado, o aplicativo pago é uma forma de monetização utilizada em aplicativos específicos, ou também, os que não possuem muita concorrência. Portando, os clientes pagarão para usar o aplicativo pelo serviço que o mesmo irá oferecer.

6- Determine como o seu aplicativo irá funcionar:

Em todas as etapas do projeto você deverá pensar como o seu usuário irá interagir com o seu aplicativo.

No entanto, principalmente nessa etapa você deve focar em como seria a experiência do usuário em seu aplicativo. Isto é, você deverá estruturar as imagens, o texto e o layout, de forma que a navegação seja simples e prática.

Desenvolva uma estrutura que seja acessível a todas as pessoas. Por isso, considere funções de acessibilidade em seu aplicativo como comando de voz, modo noturno, letras grandes – por exemplo, podem ser um bom diferencial para alcançar mais pessoas.

Além do mais, planejando anteriormente um escopo do seu projeto, ficará mais fácil para assegurar que o resultado final não saia do planejado.

Portanto, nessa etapa seja prático e direto. Tenha em mente que as pessoas preferem um acesso rápido e sem muitos obstáculos.

Uma das funções do design será definir as interações do aplicativo, tal como se existirá uma animação ao trocar de tela, se o botão irá afundar ou trocar de cor quando for clicado, por exemplo.

É importante lembrar que não deve-se se ater apenas ao layout do aplicativo, mas sim, desenvolver um aplicativo que seja funcional e entregue valor para o usuário.

7- Receba feedbacks e saiba o que acham do seu aplicativo:

Esse momento pode ser difícil para algumas pessoas. E se após tanto planejamento ninguém gostar do aplicativo?

A fase de teste é necessária porque os códigos devem ser testados para procurar bugs e verificar se todo o fluxo planejado pra o aplicativo está funcionando corretamente.

Além de testar tecnicamente, é importante que usuários reais também tenham a oportunidade de explorar o aplicativo para você ter feedbacks, e assim, validar a sua ideia antes de fazer um grande investimento.

Então, convide diversas pessoas para utilizá-lo. Afinal, pessoas de fora vão ter um novo olhar sobre o projeto, sendo bastante positivo pro resultado final. Então, teste-o e veja se a sua ideia é realmente válida ou não.

Caso a resposta seja positiva, valide o seu projeto e invista na sua ideia para obter resultados ainda melhores.

Nunca pare de aperfeiçoar seu empreendimento.

8- Lance o seu aplicativo:

Disponibilize-o nas lojas de aplicativos correspondentes às plataformas que ele foi desenvolvido.

É preciso criar contas de desenvolvedor na App Store e Play Store e pagar algumas taxas para a submissão do aplicativo. Conte com as técnicas de otimização para preencher todas as informações sobre a aplicação, e assim, ganhe destaque nas lojas.

9- Como encontrar uma equipe para desenvolver seu aplicativo:

Encontre uma equipe que transmita profissionalidade e confiança, afinal, você entregará seu projeto nas mãos do desenvolvedor.

Por isso, é preciso que o desenvolvimento seja bem dividido para não ser um projeto apenas de uma das partes. Mas sim, um resultado do melhor que ambos tem a acrescentar.

Algumas informações relevantes são:

•A equipe dispõe de ferramentas e habilidades para o pleno desenvolvimento do seu aplicativo?;

•Considere a cibersegurança e adequação às normas jurídicas como a LGPD;

• O orçamento disponível cobre o investimento necessário?;

• Procure saber se a equipe possui um time de suporte;

Portanto, agora que você sabe como criar um aplicativo do zero, não tenha pressa ao desenvolver o seu projeto.

Lembre-se que quanto mais detalhes você se ater, menos erros serão encontrados, e com isso, melhor serão seus resultados.

A Zimut é uma empresa de desenvolvimento de aplicativos em Recife – Pernambuco, que atende clientes de todo Brasil.

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