Startup e o nicho de mercado
Startup e o nicho de mercado – você sabe qual a importância e como definir seu nicho de mercado? Fique por dentro do assunto e tenha sucesso em seu empreendimento!
Criar um negócio exige muito mais que uma boa ideia, necessita também da capacidade de execução, isto é, pôr a ideia em prática a qual resolve uma demanda existente, de preferência, não solucionada por outras empresas presentes no mercado.
A demanda não atendida de um determinado segmento de pessoas, é nomeada de nicho.
Logo, as suas oportunidades de negócio podem ser:
Algum serviço inexistente, mal prestado ou um produto que resolve insuficientemente um problema.
O nicho é o foco do seu negócio:
Em suma, é quando nos referimos a um determinado grupo específico de pessoas com necessidades comuns, com características comuns.
VEJA ALGUNS EXEMPLOS DE NICHO:
Procure saber o que as pessoas querem, o que elas precisam e pelo que elas se interessam.
Lembre-se de não misturar tudo. Afinal, é melhor focar em pequenos nichos, e ter sucesso, ao invés de tentar de tudo e não ter sucesso em nada.
Estude por perfis e defina esses três pontos.
Basicamente você estará fazendo a seguinte fórmula: O quê + Quem + Demanda = Potencial Nicho de Mercado Lucrativo
Alguns exemplos:
Jovens entre 15 e 18 anos; estudantes de escolas particulares de algumas capitais;
mulheres, mães de filhos(as) de até 4 anos que trabalham e possuem renda entre 2 a 5 salários mínimos;
pessoas de determinado bairro ou região, que necessitam consumir um determinado serviço como alimentação ou transporte.
Nicho são, portanto, definições de públicos, características comuns de um grupo determinado.
Muitas empresas são fortemente identificadas com seus nichos.
Por exemplo: quando alguém fala nos óculos da marca Chilli Beans, imagina-se um público jovem, urbano, frequentador de shoppings centers e que consideram estilo e tendências como um traço de suas personalidades.
Ou quando fala-se sobre Adidas, é possível imaginar esportistas de rua, corredores amadores ou profissionais que prezam pela saúde, qualidade e estética de suas vestimentas.
Toda organização quando amadurece passa por um processo de segmentação. Isso porque é mais viável financeiramente as marcas escolherem seus consumidores ideais. E os consumidores escolhem seus produtos ideais.
E é esse match que queremos fazer, o encontro de um público com seu produto ou serviço.
Mas para esse encontro ser perfeito, precisamos pensar com cautela no nicho e defini-lo bem.
Veja a seguir a importância de definir o nicho:
Por exemplo, mesmo para um item básico como a roupa, pode abranger a sua visão sobre o negócio e direcioná-lo no caminho certo:
Uma empresa pode vender ou produzir roupas para skatistas, surfistas, mulheres evangélicas, homens executivos, adolescentes ou bebês.
Perceba como é complexo a escolha de um nicho, mesmo se tratando de um único produto, a roupa, há muitas possibilidades de atuação para o seu negócio.
A estratégia de venda, o design, o corte e o material de cada produto irá variar consideravelmente segundo seu nicho, seu segmento.
Segundo as prioridades de cada um que frequenta lugares distintos, logo têm valores diversos e poder aquisitivo específico.
Além do mais, cada grupo dará um valor distinto ao seu produto.
Por isso é essencial saber a quem se destina seu produto ou serviço.
Estratégia de marketing para cada tipo de nicho de mercado
Para startup e o nicho de mercado há várias estratégias, como por exemplo, marketing e venda, as quais tem como foco alcançar o seu público, e portanto, o seu desenvolvimento será em torno disso.
Criar estratégias adequadas ao público é por si só um desafio, mas totalmente necessário para o sucesso do feito.
Se a empresa não tiver isso claro, poderá dificultar ainda mais ascensão da sua organização.
Isso porque, direcionar suas estratégias para o público certo, e também, sempre procurar tomar decisões assertivas, pode ser benéfico para o seu empreendimento, pois evita gasto de energia, tempo, e também, dinheiro.
Segundo André Barrense, especialista da Google, são os serviços mal prestados ou produtos insuficientes onde residem as melhores oportunidades.
Isso porque, os consumidores sempre vão atrás da marca que melhor oferece produtos que os beneficie o máximo possível em troca de sua fidelização.
VEJA UM EXEMPLO PRÁTICO DE COMO ENCONTRAR UM NICHO:
Foi notado que muitos construtores pagam altos valores no frete para locação de equipamentos de obra, pois não possuem muito tempo para pesquisar ou pessoas disponíveis para isso.
Pensando nisso, criou-se uma empresa pensando na solução dessa questão:
Promover economia com os custos de locação de equipamentos por meio de um software que faz a pesquisa rapidamente e mostra resultados por meio de filtros como localização, preço e relevância.
Esse exemplo demonstra como uma oportunidade de negócio é alcançada:
Primeiro faz-se uma pesquisa, e analisa-se se há uma demanda existente precisando ser resolvida.
Posteriormente, cria-se uma ideia, um empreendimento baseado nessa solução.
A ideia de ir atrás de demandas não-solucionadas é que há uma grande probabilidade de obter sucesso em seu empreendimento pelo fato de ter pouca ou nenhuma concorrência, e impactar os consumidores com soluções que antes não eram percebidas.
ESCOLHER UM NICHO NÃO É LIMITAR O SEU NEGÓCIO:
Muitos empreendedores, erroneamente, podem pensar que definir um nicho pode limitar o seu negócio.
No entanto, definir o nicho do seu negócio é aumentar o potencial do seu produto, isso porque, para que se cresça com uma base sólida vale muito mais um único produto de qualidade do que inúmeros produtos ineficientes e os quais podem manchar a imagem da empresa e ainda perder potenciais clientes.
Você ainda tem dúvida sobre a importância de escolher um nicho?
Saiba que a cada ano, diversas empresas consolidadas no mercado, buscam por informações sobre os nichos em expansão, e também, as demandas atuais.
Assim é possível desenvolver serviços ou produtos ainda mais adequados às exigências do seu público-alvo.
Ensino de educação a distância, e-commerce, transporte urbano, comunicação e transações financeiras online já foram uma demanda não-atendida.
E em seus estágios iniciais, certamente houve uma grande explosão de demandas. Pois as pessoas buscavam serviços e produtos que resolvessem seus problemas nesses campos.
Empresas que no tempo certo conseguiram identificar tais demandas e potencializaram o crescimento do seu negócio por meio de estratégias de crescimento, com certeza são líderes de mercado atualmente.
Startup e o nicho de mercado – como defnir:
Veja algumas dicas para você escolher um nicho de mercado e ter sucesso em seu empreendimento:
-Segregue o público em características em comuns:
Há grupos que definem uma parcela da sociedade a qual tem características comuns que serão informações valiosas podendo ser usadas para desenvolver um produto ou serviço.
Pois conhecendo o consumidor melhor, as chances de entender o que ele precisa são maiores, e com isso, tem-se um negócio mais lucrativo logo de início.
Veja algumas segmentações possíveis:
• Segmentação geográfica:
Ela cria diferentes grupos de público-alvo com base na localização desses consumidores.
Pode ser: âmbito local, regional, nacional, por exemplo.
• Segmentação demográfica:
Idade, sexo, tamanho da família, estágio do ciclo de vida, renda, escolaridade, ocupação, religião, raça, nacionalidade, entre outros.
• Segmentação comportamental:
Essa segmentação divide a população com base em seu comportamento e padrão de tomada de decisão.
Isso permite que os profissionais de marketing desenvolvam uma abordagem mais direcionadas, certeiras.
Assim, é preciso pensar nos seguintes pontos:
– O que esses clientes precisam?
– O que compram?
– Quando compram?
– Quais os benefícios que procuram?
– Com que frequência?
• Segmentação psicográfica:
Pode ser o estilo de vida, a classe social ou a personalidade (como interesses e opiniões).
Pois duas pessoas com estilos de vida diferentes farão escolhas diferentes.
Um cliente tradicional e conservador pode ser acessado a partir da mídia impressa, enquanto outro de perfil mais moderno talvez goste de receber ofertas por e-mail ou até no Whatsapp.
Faça uma pesquisa de mercado:
A pesquisa de mercado é fundamental para saber o momento certo de agir, e iniciar com o pé direito o empreendimento.
Pois a pesquisa de mercado permite ter conhecimento sobre as informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes.
Onde conseguir os dados para a pesquisa?
Podem ser utilizados dados obtidos junto a órgãos oficiais como o Instituto brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, nas páginas oficiais de prefeituras e do estado, associações comerciais, mídia especializada ou mesmo solicitar a elaboração de uma pesquisa feita por um profissional especializado.
Quanto mais informações melhor!
Então uma última dica seria para você ficar de olho em seus concorrentes; não se trata de copiar práticas, mas de utilizá-las exatamente como uma referência e, a partir delas, adaptar às suas necessidades e às particularidades do negócio.
Erroneamente, muitas empresas iniciam um empreendimento sem muito esclarecimento acerca do seu público e mercado, então muitos negócios podem durar pouco tempo e acabar não sendo um negócio rentável. Pois com qualquer negócio, se não for rentável, o mais necessário a fazer é mudar de ideia para não acabar tendo prejuízo como dívidas e dores de cabeça.
Esperamos que tenha compreendido sobre startup e o nicho de mercado – e sua importância para o sucesso do seu empreendimento.
Lembre-se que começar com o pé direito criando uma base sólida para o crescimento constante, e buscando por resultados mais rápidos exige do empreendedor muito comprometimento em fazer o melhor possível. Dessa forma, muito estudo e pesquisa sobre diversas informações o auxiliarão a tomar melhores decisões.
A Zimut é uma empresa de criação de startup em Recife – Pernambuco, que atende clientes de todo Brasil.
Nossos serviços são baseados modernas tecnologias utilizadas por startups como Uber, Rappi e Tinder.
Além de criação de startup, adoramos trabalhar com projetos inovadores, como criação de aplicativos para empresas e marketing digital para startup’s.
Descubra como você pode montar sua startup do zero, acesso um guia completo.