O que é uma aceleradora de startups
As aceleradoras de startups existem no mundo há relativamente pouco tempo. No Brasil, este fenômeno é ainda mais recente.
O que é uma aceleradora de startups:
O objetivo de uma aceleradora, como o nome indica, é levar uma startup do estágio que ela está a um bem mais avançado em menos tempo possível.
As aceleradoras surgiram para ajudar os empreendedores a construírem e consolidarem suas startups, para que elas consigam, além de se manterem no mercado, cresceram e lucrarem.
O ritmo atual do mercado exige que os negócios se desenvolvam e modernizem de forma vez mais rápida e consistente. Normalmente o empreendedor precisa ter conhecimento em diversas áreas diferentes para enfrentar os desafios diários, dente outras coisas é fundamentar conhecer:
- Como criar um aplicativo para negócios
Não é uma tarefa tão fácil, mas atualmente há uma crescente demanda do mercado para que os negócios se digitalizem, pois os consumidores estão a todo momento conectados via smartphone. Em 2019 o Brasil já possuía mais de 400 milhões de dispositivos ativos, que torna obrigatório os negócios que buscam crescer de forma exponencial, disponibilizar seus serviços na internet.
- Como Moonshot Thinking pode ajudar minha startup
Em números, o Moonshot Thinking é um conceito o qual o empreendedor deve almejar resultados 10x superiores ao de um projeto inicial. Mais do que pensar grande, significa expandir as possibilidades atreladas ao planejamento e execução.
- Qual a melhor forma de tributação escolher
Para iniciar um negócio é preciso saber sobre diversas áreas da administração, como por exemplo, economia, marketing, vendas. No entanto, o conhecimento na área jurídica será fundamental para dar prosseguimento no negócio, pois qualquer tipo de negócio, seja ele uma startup ou uma empresa de delivery de entrega de alimentos, em muito depende de burocracias do governo para funcionar perfeitamente.
Esses e outros conceitos e estratégias podem te ajudar, com mais facilidade, a conseguir resultados muito melhores, pois foram desenvolvidos por pessoas que obtiveram êxito com a aplicação dos mesmos.
Sabemos que os desafios levam tempo para serem superados, exigem atenção, dedicação, preparação e conhecimento. No entanto, se eles não forem superados, podem fazer com que a consolidação de um negócio ocorra somente vários anos após sua fundação.
Como uma aceleradora pode ajudar seu negócio
Para ajudar nesse quesito, as aceleradoras – organizações que auxiliam negócios em fase inicial a atingirem estágios avançados em pouco tempo – prestam apoios essenciais para novos negócios (e startups em fase de alavancagem), oferecendo o apoio técnico e expertise necessárias a fase inicial de um negócio, principalmente para empreendedores que estão entrando no mundo dos negócios.
Apoios oferecidos pelas aceleradoras para as startups
Mentorias específicas
Empreendedores experientes e executivos de grandes startups, especializados em marketing, tecnologia, vendas, captação de investimentos, entre outros temas, orientam os acelerados com suas experiências e conhecimentos técnicos. O melhor é que eles irão compartilhar vivências do que deu certo e o que não deu, e assim, o empreendedor trilha um caminho muito mais curto, com menos erros e mais acertos.
Metodologias de aceleração
Passo-a-passo sistemático para você saber o quê, como e quando fazer para a sua startup evoluir.
Espaço físico
Negócios maiores podem disponibilizar de espaço físico para ajudá-lo na operacionalização do seu negócio. Grandes empresas como o Banco Itaú, já possuem espaços disponíveis com toda estrutura necessária para receber as startups.
Networking
Essas organizações tem conhecimento para facilitar o contato com pessoas/organizações influentes para que parcerias sejam firmadas com mais facilidade.
Carteiras de clientes
Elas podem apresentar seu negócio a clientes e em alguns casos fazer prospecções.
Investimento financeiro
Aporte financeiro que vai de capital de sobrevivência até consideráveis quantias.
Além desses, existem outros tipos de apoio e em troca deles, as aceleradoras adquirem participação nas startups, é o que se chama de Equity.
Características dos programas de aceleração de startups
Depois que a startup foi selecionada, o programa em si dura em torno de 3 a 6 meses, dependendo da aceleradora.
O primeiro mês é dedicado a refinar a ideia de negócio, no período restante o foco é desenvolver o produto/serviço.
As metodologias de aceleração são diferentes em cada aceleradora, com estruturas de abordagens gerais ou bem compartimentadas, mas de qualquer forma os programas não costumam ser rigorosos, pois assim não alcançariam todos os modelos e temas que startups aderem.
A ideia é que os programas abordem questões transversais à todas as startups e cada equipe possa edificar, sob a orientação de mentores, o seu negócio com a maior qualidade possível dentro do menor tempo, por isso a duração dos programas costuma ser pequena.
Aceleradoras no Brasil e no mundo
Em cerca de uma década no Brasil surgiram mais 20 aceleradoras com perfis diversos, desde fomentação à negócios de impacto social até assistência específica a startups internas em grandes corporações.
Antes de escolher qual aceleradora você buscará apoio, conheça uma lista com 10 aceleradoras de sucesso no Brasil. É importante conhecer seu programa, mentores, histórico, local geográfico de atuação e etc.
Nos estados Unidos, a Y combinator, que iniciou suas atividades em 2005 no Vale do Silício, foi o primeiro negócio de aceleradora no mundo. Depois de se tornarem populares nos Estados Unidos, as aceleradoras se espalharam pela Europa, sendo a Seedcamp em 2007 em Londres, Reino Unido, a primeira da região, seguida pela Startupbootcamp em 2010 na mesma cidade. Hoje há centenas de aceleradoras nessas regiões.
06 dicas para entrar em aceleradoras de startups
Projetos que têm vislumbre de sucesso são estimados por aceleradoras, mas o processo para que elas acelerem seu negócio geralmente é cauteloso, além de muito concorrido, e conta com alguns pontos básicos como:
- Ter uma proposta de valor consistente
Apresente qual necessidade de mercado sua startup atende, e como a mesma se diferencia de seus concorrentes. Essa será a essência do seu projeto. Portanto, desenvolva um modelo de negócio que possua uma proposta de valor consistente. - Validar sua ideia
Consiste em provar, geralmente por meio de feedbacks de pessoas com comprovada expertise ou pesquisas, que sua ideia é promissora e/ou bem recebida no mercado.
Os feedbacks ajudam na credibilidade do seu projeto, sendo muito importantes para atrair o interesse de investidores.
- Trabalhar ou ter trabalhado com um MVP
MVP é a sigla em inglês para Produto Mínimo Viável, é um protótipo que deve ser o mais próximo possível do serviço ou produto que você deseja vender. Faça vários testes em situações reais de consumo e demonstre como sua ideia pode ser colocada em prática com um mínimo possível de custos.
Além do mais, no início do projeto é interessante que o mesmo seja viável economicamente, não precisando despender tantos recursos financeiros na fase inicial. - Evidenciar potencial de desenvolvimento
Há interesse na demanda, tecnologia e todos os outros fatores para que a ideia possa, além de nascer, também crescer? Ou seja, uma ideia boa para conseguir vislumbre de uma aceleradora precisa ter uma visão futura de desenvolvimento. - Ter uma equipe multidisciplinar apaixonada
Visto que a dimensão de trabalho no empreendimento de uma startup é muito grande para apenas uma pessoa, é recomendável ter uma equipe, e ter em sua equipe ao menos uma pessoa com competências técnicas para a produção e implementação do produto/serviço. Nesta equipe é essencial multidisciplinaridade e compromisso. - Revelar saúde financeira dos negóciosApresentar indicativos como rentabilidade, faturamento bruto, lucratividade, nível de endividamento e etc. Além desses, o ideal é fornecer outros critérios que possam dar mais segurança à aceleradora de que seu projeto é um bom negócio.
Alguns desses quesitos são trabalhados pela Zimut com ferramentas e metodologias adequadas.
A Zimut é uma empresa de tecnologia em Recife – localizada no Porto Digital, atende clientes de todo Brasil.
Ajudamos você desde a fase inicial até que seu negócio seja lançado e acelerado.
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