Tráfego Pago no Instagram de uma maneira geral, são as postagens que possuem o nome “patrocinado” na parte superior. Com certeza você já passou por alguma publicação com o nome patrocinado, tanto no feed como nos stories e no reels.
E porquê patrocinar alguma publicação?
Muitas pessoas possuem um perfil para o seu negócio na plataforma ou até mesmo produzem conteúdos autorais e querem alcançar um público maior que tem identificação com os assuntos que elas abordam em seus perfis.
Se o usuário produz conteúdo de humor, ele vai querer que as publicações alcancem pessoas que gostam de consumir este tipo de conteúdo. Se outra pessoa possui uma loja de roupa, uma loja de suplementos, um consultório médico ou outro tipo de negócio, ela vai querer que o seu produto/serviço seja visto por pessoas que tem potencial de consumir ou usufruir do produto/serviço que ela vende.
É nessa função que o tráfego pago no Instagram entra em ação, pois ele tem a função de alcançar as pessoas de acordo com a configuração que você vai realizar na hora de ativar a sua publicação como “patrocinado”.
Como fazer tráfego pago no Instagram?
- Para realizar essa ação, o seu perfil precisa ser comercial. O Instagram não habilita perfil pessoal para fazer tráfego pago. Após realizar essa mudança nas configurações, a plataforma irá disponibilizar algumas funções que o perfil pessoal não possui.
- Vá até “Ferramentas para anúncios” e você poderá escolher uma publicação que quer promover.
- Selecione a meta que deseja alcançar. Clicando no menu de informações você vai conseguir visualizar os detalhes de cada meta.
- Clicando em avançar, você irá selecionar a categoria do anúncio, se ele se enquadra como alguma publicação de tema especial e vai definir o público-alvo, clicando em “crie o seu” e depois avançar.
- Defina o orçamento e a duração que o patrocínio ficará no ar. E o Instagram vai informar uma estimativa do público que poderá alcançar.
Quanto custa anunciar no Instagram?
A plataforma faz uma cobrança mínima diária de R$6,00. Contudo, quanto mais você puder investir por dia, mais chances terá de aparecer para o seu público-alvo e também irá sobressair mediante a concorrência.
Consigo usar tráfego pago no Instagram para ganhar seguidores?
Consegue sim. Mas, vale salientar que como informado no início do texto, você vai configurar o patrocinado para que o conteúdo apareça para o seu público-alvo. E colocando a meta para visitar o perfil, as pessoas verão o seu post patrocinado e poderão realizar a ação de entrar para ver mais conteúdos do seu perfil ou do negócio que você irá promover. Havendo uma identificação por parte da pessoa que realizar essa ação e ela queira consumir mais vezes o conteúdo, ela vai apertar em seguir. Caso contrário, não realizará esta ação. O tráfego pago não tem a função de realizar a ação que você deseja. Contudo, ele tem a finalidade de aparecer para pessoas que tem maior probabilidade de realizar a ação que você deseja.
É vantajoso anunciar no Instagram?
A resposta é SIM. Se você tem um negócio e quer que ele seja visto por mais pessoas no bairro, na cidade, ou até mesmo no país, o tráfego pago vai te ajudar com essa missão. Pois, se depender apenas do tráfego orgânico, ou seja, da plataforma realizar essa distribuição, você vai demorar muito tempo para alcançar o seu objetivo, a não ser que você realize um conteúdo e ele viralize, tomando uma proporção que você nunca imaginou. Mas criar conteúdos aguardando com que eles viralizem, não é das melhores estratégias para serem realizadas.
Apenas pelo próprio Instagram que consigo fazer tráfego pago?
A resposta é NÃO. Pelo próprio Instagram você vai conseguir realizar um patrocínio com configurações básicas, pois pela plataforma ela não fornece tantos recursos como o gerenciador de anúncios.
O gerenciador de anúncios é uma ferramenta que a Meta (antigo Facebook), disponibiliza de forma gratuita para realizar patrocinados de uma maneira profissional. Esta ferramenta tem uma complexidade um pouco maior do que a disponibilizada dentro do Instagram.
É necessário estudá-la com mais atenção para poder ativar um patrocínio, mas os resultados serão bem melhores, pois através dessa ferramenta, você irá conseguir subir campanhas (patrocínios) de uma maneira mais estruturada e em contra partida, a ferramenta irá disponibilizar dados mais interessantes para você otimizar os seus anúncios profissionais, com isso, alcançando de uma maneira eficiente os objetivos traçados.
Preciso do tráfego pago, mas não tenho tempo para realizar e acompanhar. O que eu faço?
Sugerimos procurar uma agência de marketing digital que vai ajudar em toda a gestão dessa estratégia. Vale pontuar que contratar uma agência para realizar esse serviço não é nada caro. Já tocamos neste assunto no post “quanto custa contratar uma agência de marketing digital?”
A agência terá um time de gestores focados em trazer os melhores resultados para a sua empresa, além de que o time fará reuniões para alinhar todas as estratégias e formas de comunicação que o seu patrocinado vai ter. Se será melhor utilizar artes, fotos ou vídeos. Se será mais interessante vídeos humorados ou vídeos mais formais, qual a faixa etária do público, quais os interesses que o público-alvo tem, de quais regiões são, se o produto/serviço abrange todos os gêneros ou é algo mais específico para o público masculino ou feminino. São várias configurações que podem ser feitas para ter um excelente resultado com o tráfego pago no Instagram.