O que é MVP e como criar novos negócios

O que é MVP e como criar novos negócios

Veja a seguir um assunto essencial para o diferencial do seu negócio.

O que é MVP e como criar novos negócios pode para trazer a sua empresa, de forma rápida, adaptabilidade e inovação. Em suma, são características que não podem ficar de fora do perfil de quem deseja continuar empreendendo durante e após a pandemia causada pelo novo coronavírus. Em momentos de crise, ainda mais, o mercado pede aos empreendedores que estejam atualizados e pensando sempre à frente, de forma visionária.

Porque quanto mais escasso os recursos financeiros circulando no mercado, maior é a competitividade entre os negócios que fornecem produtos e serviços semelhantes. Dessa forma, novos produtos ou serviços precisam ser criados, de forma cada vez melhores, para clientes cada vez mais exigentes. 

Entretanto, em tempos de crise econômica, desenvolver um novo produto pode ser uma tarefa difícil, se você tiver um recurso financeiro limitado. Contudo há estratégias que são fundamentais para quem almeja tirar uma ideia do papel, deseja começar a vender on-line, criar um aplicativo, ou também melhorar processos internos para ter um resultado mais rápido.

Portanto, um produto viável mínimo é a versão mais simples de um produto, que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento. Então pode ser uma das primeiras etapas do processo empreendedor.

Vale salientar que, ao contrário do que alguns empreendedores pensam – quando não sabem a fundo do que se trata o MVP, esse tipo de desenvolvimento do produto é muito mais que um protótipo, pois ambos são fundamentais para transformar uma ideia em um novo negócio ou produto digital, de maneira assertiva.

De origem grega, a palavra protótipo vem de protótupus, que significa primeira forma.

Ainda mais, existem os mais diversos tipos de protótipos, que variam do mais simples até ao mais fiel e elaborado.

Logo, o protótipo é uma amostra da ideia ou do produto para ser testado. O objetivo é gerar aprendizado, ajudá-lo a criar soluções alternativas e aprimorar a ideia. No mais, há várias razões para se construir um protótipo.

  • Apresentar o conceito na prática.
  • Testar e validar antes de implementar.
  • Facilitar o entendimento e o feedback dos clientes.

O protótipo encontra-se presente na arte, arquitetura, propagandas de marketing e outros ramos, por exemplo você pode prototipar:

  • Produtos e serviços
  • Funcionalidades
  • Preços e formas de pagamento
  • Localização
  • Canais de venda
  • Estratégias promocionais

No protótipo são levadas em conta as características mínimas do serviço ou produto, o protótipo transforma a ideia em algo palpável e concreto, mas sem que necessariamente o cliente possa utilizá-lo. Em síntese, é apenas uma idealização e representação.

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O que é MVP

Do processo que vai desde a concepção da ideia até o desenvolvimento de um produto para o mercado, pode ser necessário construir vários protótipos.

Pode possuir diferentes níveis de fidelidade, até que se tenha condições de testá-lo com o cliente. Nessa situação, esse protótipo, pode ser considerado um MVP.

MVP é a sigla que significa Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável.

O MVP é o protótipo de um produto ou serviço para testar o seu modelo de negócios com mais velocidade, menor esforço e menor custo. Para criar um MVP, o primeiro passo é definir sua proposta de valor, isto é, qual problema você quer solucionar.

Na prática o Produto Mínimo Viável (MVP) ajuda a investir em um produto certeiro, que seja realmente útil para as pessoas. Ou seja, o foco é produzir um produto diminuindo ao máximo o investimento no seu desenvolvimento, para que dessa forma, otimize o tempo para entrar no mercado. Essa agilidade, pode ocasionar, dependendo do produto ou serviço,  maiores margens de lucro.

Minimum (Mínimo): o menor tamanho possível, que possa ser entregue no menor tempo possível. 

Viable (Viável): uma proposta de valor importante o suficiente para que seu cliente adote o produto. 

Product (Produto): funcionalidades encaixadas em uma entrega que se assemelhe a um produto ou serviço útil. 

MVP requer time com conhecimentos distintos  

Após criar seu MVP, procure clientes dispostos a testar – se possível pagando pela primeira versão do seu produto, e principalmente, ajudando a fornecer feedback. Dessa forma, pelos feedbacks, você valida ou invalida suas hipóteses, prioriza os próximos passos, ajusta e implementa novas funcionalidades.

Contudo, muitas vezes MVP não é aberto ao público, e sim direcionado para clientes específicos.

No entanto, em tempos de crise, onde o empreendedor corre contra o tempo, pode ser um esforço extra encontrar clientes dispostos a avaliar seu produto.

Para encurtar o ciclo, pode-se ainda, escolher uma equipe, que deverá avaliar o produto que a ser fornecido, diante de 3 pontos de vista diferentes. 

Além do mais, o empreendedor deve contar com a ajuda de outros profissionais, sejam eles mentores experientes ou contatos da sua rede de relacionamento.

Caso não seja possível, o empreendedor pode estudar e avaliar sozinho as 3 áreas que mostraremos a seguir.

Seu time de validação deve conter pessoas que entendam de:

  • Negócios – o produto é viável financeiramente?
  • Design thinking – como será utilizado o produto?
  • Engenharia do produto – é possível produzir o produto em escala?

Se tratando de uma primeira etapa para tirar o seu negócio do papel, começar pequeno torna possível usar o lucro como investimento para as próximas etapas de crescimento do próprio negócio. Por isso, com foco e planejamento, fazendo uso de ferramentas de gestão, é possível obter sucesso iminente, evitando perder capital, energia e tempo.

Os primeiros resultados geralmente não serão muito animadores, mas é preciso deixar o medo de lado e testar ao máximo as variáveis do negócio. Inicialmente, as chances dos resultados indicarem que seu negócio não é viável é alta. Por isso, quanto mais cedo forem feitos os testes, mais cedo poderá chegar no mínimo variável. Afinal, muitas mudanças podem ocorrer depois da ideia inicial e nada disso poderá ser previsto sem testes de mercado.

Por fim, acredita-se que é preciso “falhar rápido para falhar melhor”. 

Esse pensamento defende a ideia de que é preciso experimentar e coletar dados para otimizar produtos e serviços. Todavia, é normal que um MVP tenha erros. Então, ele serve para: identificar problemas do seu modelo de negócios.

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Enfim, é importante você observar qual o tipo de MVP é mais adequado ao seu produto ou serviço, existem dois tipos:

MVP de baixa fidelidade:

É utilizado para validar premissas básicas do negócio: se a ideia é boa, se as pessoas pagariam por ela, se a solução tem o formato ideal. É recomendado para os estágios iniciais da prototipagem, por isso são feitos de maneira rápida, possuem custo baixo ou nem exigem custo.

O MVP de baixa fidelidade pode ser uma apresentação de slides, um site, um vídeo ou algo que apresente rapidamente o produto ao cliente. Um exemplo famoso de MVP de baixa fidelidade é o do DropBox, que criou um vídeo para validar o conceito de guardar arquivos em nuvem, antes de implementar o serviço. Após o vídeo ter milhares de visualizações o time partiu para criar a primeira versão do produto.

MVP de alta fidelidade:

A versão de alta fidelidade do MVP é uma implementação mais completa. É recomendado para o estágio da prototipagem em que o formato do produto final é importante. São produzidos de maneira mais detalhada e geralmente exigem custos um pouco mais altos.

Pode ser um software mobile, um negócio on-line com quantidade limitada de itens a venda, um espaço de atendimento menor, um protótipo feito em impressão 3D.

A Zappos, um dos maiores varejistas de moda do mundo, que faturou U$$ 2 Bilhões em 2015 e atualmente é uma das maiores referências mundiais em atendimento ao cliente, no seu MVP montou um protótipo de e-commerce com fotos de sapatos. A plataforma era na verdade um site estático e o fundador operava tudo manualmente por e-mail e telefone.

07 tipos de MVP para iniciar negócios sem dinheiro

Para empreender é preciso encontrar soluções seja qual for o momento, veja as dicas a seguir:

Mágico de Oz

Apresenta uma frente que se parece com um produto real, mas em que tudo é feito manualmente.

Pois, antes de programar as automatizações do produto ou serviço, os empreendedores executam “atrás das cortinas” parte das atividades, até definir o que é essencial para o cliente. No aplicativo EasyTaxi, um dos exemplos de MVP Mágico de Oz, quando os primeiros usuários da plataforma realizavam chamadas solicitando táxi, o empreendedor Tallis Gomes ligava para o táxi atendê-los.

Concierge MVP

Você também entrega manualmente a proposta de valor vendendo ao cliente a ideia de um atendimento personalizado.

No Concierge, o cliente sabe que você esta fazendo tudo manualmente, no Mágico de Oz ele acredita que tudo é automático. Não permite grande escala, mas possibilita conhecer as necessidades dos clientes.

Crowdfunding

A proposta é lançar uma campanha em plataformas de financiamento coletivo.

Como o kickante, para validar se os clientes querem comprar o seu produto e ao mesmo tempo levantar dinheiro. Nessa abordagem você obtém seus primeiros clientes e investidores. Porém, nem todos os produtos e serviços são adequados para esse tipo de campanha.

Landing Page

Página web onde os visitantes “entram” ao clicar em um anúncio nas redes sociais ou e-mail.

Sua função é comunicar e validar rapidamente sua proposta de valor, sua solução e o preço, além de capturar contatos. Uma landing page deve informar qual problema você está resolvendo, descrever seu produto ou serviço, além de um ter botão CTA – Call To Action  (chamada para ação) que pode ser cadastrar o email, preencher um formulário, fazer um download ou até mesmo comprar seu produto ou serviço, mesmo que ele ainda não exista.

Vídeos no YouTube

Crie um vídeo curto e publique no YouTube explicando o que o produto ou serviço faz e por que as pessoas devem comprá-lo.

Os vídeos quase sempre estão em uma landing page o que permite incluir informações adicionais e uma chamada para a ação, como um formulário de cadastro. Um vídeo pode ser um MVP fácil de criar. Com o seu Smartphone é possível que o empreendedor explique, com maior grau de fidelidade, seu produto ou serviço do que com desenhos  no papel.

Apresentação em Slides

Você pode demonstrar a sua proposta de valor para o cliente em uma apresentação utilizando o PowerPoint, Keynote ou Prezi e, depois de aprovada, desenvolver o produto ou o serviço.

Pré-venda

O conceito é simples. Ao invés de produzir seu produto ou estruturar seu serviço para depois vendê-lo, você faz o oposto: vende e apenas depois que comprarem você começa a produzir.

O objetivo é mais explorar o interesse do cliente do que vender. Se há falta de interesse, a venda é cancelada e o cliente reembolsado. Não são todas as ideias que permitem este tipo de validação, em produtos digitais, como cursos on-line é muito comum.

Vale salientar a importância de um planejamento assertivo na elaboração do produto. Porque, para desenvolver um Produto Viável Mínimo se faz necessário um planejamento com um espaço de tempo suficiente para analisar todos os pontos importantes. É possível também, realizar uma pesquisa com empreendedores da área para ter um feedback prévio acerca do seu produto.

Nesse sentido, não há como prever o lançamento de uma ideia que não amadureceu e nem foi aplicada em forma de teste para o público. 

O MVP, portanto, permite a melhoria de uma ideia inicial, para que ela se molde naquilo que o mercado necessita.

Você pode apresentar o seu produto por meio de um protótipo ou apresentar a sua ideia por meio de um Pitch, o termo “discurso de elevador” remete a ideia de uma fala ou diálogo breve e objetivo que um indivíduo utiliza para discursar a respeito de um produto, serviço ou uma organização, demonstrando seus benefícios e valores, despertando o interesse do interlocutor. 

Para o MVP é preciso definir características, confirmando seus benefícios da maneira mais simples o possível.

Será preciso pensar:

  • Quantos modelos são necessários para que haja uma variedade?
    Primeiro pesquise acerca do segmento do seu produto e se a variedade de modelos pode ser benéfica para o seu negócio.
  • Qual o prazo para a entrega ser considerada rápida?
    Ao começar um empreendimento você deve dar o melhor de si para conquistar o seu público, por isso, é importante que a sua experiência com o cliente seja agradável de modo que seja bom para você e para ele.
  • Qual a média de preço para os produtos serem baratos?
    Como falado anteriormente, o MVP é o Mínimo Produto Viável, o qual vai procurar diminuir os custos de produção, aumentando dessa forma, o lucro. Por isso, é preciso muito planejamento e pesquisa para que você consiga chegar a um modelo que seja em conta para sua produção, mas também, atenda de maneira eficaz a demanda do cliente.

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Após o desenvolvimento vem o resultado do MVP

Os primeiros resultados que as pesquisas e testes do produto serão as principais informações do seu negócio, indicando o que deve ser mudado. Será possível medir custos e averiguar a viabilidade da ideia. 

É possível saber se o cliente irá adquirir, usar e quanto está disposto a pagar pelo que é fornecido. Não deixe para adquirir essas informações após custear altamente, pois por ser um produto prematuro, as chances de ter erros que precisam ser corrigidos são maiores. Logo, custeando um valor inicialmente baixo, os riscos são igualmente menores.

Assim como, em tempos de crise econômica pode ser o momento propício para tirar a sua ideia do papel.

Dessa forma, crie a oportunidade, estude muito sobre as diversas áreas que compõe o mercado que você deseja ingressar, e também, nunca pare até chegar no seu objetivo.

Em suma, vale se utilizar do jargão muito comum no meio das startups: feito é melhor que perfeito.

05 dicas infalíveis para construir um MVP

  1. Entreviste seus principais clientes e entenda a visão deles sobre o problema.
  2. Quando as respostas dos clientes forem semelhantes, você já tem material su ciente para planejar seu MVP.
  3. Use 30 minutos para esboçar seus protótipos iniciais. Tenha um cronômetro por perto e mantenha-se dentro do tempo pré- definido.
  4. Seu vídeo não é um trailer de seriado da Netflix? Sua landing page não é a mais bonita da web? Não tem problema! Não invista tempo com detalhes em algo que provavelmente vai mudar.
  5. Aproveite para criar sua base de clientes enquanto valida a ideia. Eles podem se tornar seus primeiros compradores.

Se você deseja uma mentoria especializada para criar um MVP, nós da Zimut podemos lhe ajudar a acelerar o sucesso do seu novo negócio digital.

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