O que é Moonshot Thinking e como utilizar em startups

O que é Moonshot Thinking e como utilizar em startups

Você sabe o que é Moonshot Thinking e como utilizar em startups? Desenvolvemos um texto repleto de informações e dicas que irão agregar no seu negócio.

A seguir, fique por dentro do que é Moonshot Thinking e como utilizar em startups para alavancar os resultados do seu negócio.

Atualmente, os Moonshots Sthinkings acontecem principalmente nos Estados Unidos, Israel e China. Felizmente, começamos a ver Moonshots serem realizados por empresas e startups brasileiras, como a Embraer e a Geneweave, empresa de biotecnologia, fundada por um brasileiro e vendida em 2015 por R$ 1,5 Bilhão de reais.

É fato que o método Moonshot Sthinking pode parecer muito ousado logo de início, e muitas pessoas podem acabar pensando “isso não é pra mim”. Assim, muitos empreendimentos podem perder a possibilidade de atingir resultados ambiciosos.

O que é Moonshot Thinking

Para chegar à lua, a NASA teve de elaborar um projeto que utilizasse a máxima capacidade de inovação disponível. Além disso, a agência espacial precisava considerar a aplicabilidade dos processos inovadores.

Bem como a ida do ser humano à lua, o conceito Moonshot Thinking busca levar as empresas a vivenciarem desafios diários de superação. Por outro lado, independente do departamento, os colaboradores devem ser continuamente motivados a pensar além, e valorizar a criatividade e inovação.

Em razão disso, a capacidade de propor metas ambiciosas e impactar milhares ou milhões de pessoas, se tornou crucial para as startups que almejam crescer de forma exponencial para tornarem-se unicórnios. 

Projetos com grande potencial de inovação, podem receber capital, através de editais de inovação ou até mesmo de investidores anjo, mesmo ainda estando na fase de concepção.

Nesse sentido, esses negócios são encabeçados por cientistas e pesquisadores os quais almejam resolver os grandes desafios da humanidade.

Além do mais, milhares de pessoas estão trabalhando para resolver grandes problemas. Como por exemplo: revolucionar a medicina, economia, as fontes de energias, a qualidade de vida e os costumes das pessoas. Enquanto você lê esse texto, em algum lugar do mundo, estão sendo criadas soluções, que irão gerar forte impacto na vida de todos os indivíduos.

Contudo, para alcançar qualquer objetivo ousado é preciso, antes de tudo, querer.

Moonshtinking – Ações de grande impacto

Seja como for, Pablo Rodriguez, CEO da Alpha, hub de inovação da Telefônica, critica o excesso de foco na busca frenética pela otimização: “Por estar tão decidido a resolver um problema, você pode perder completamente a chance de solucionar um problema muito maior, mais significativo e simples!”

Portanto, é importante que você tenha um foco, mas também, esteja aberto a outras possibilidades que podem surgir, podendo ser ainda melhores. Ainda mais que, a estratégia de crescer num mercado tão competitivo é que você deva estar atento a todo momento, ao que está dando certo, e anular o que não está trazendo bons resultados. E ainda, ter uma visão ampla e cultivar a criatividade dentro da organização, com todas as possibilidades que estão ao seu redor, e que podem vir a ser o sucesso do seu negócio.

Em suma, uma das características principais do Moonshot Thinking é incentivar a realização de ações de grande impacto — à empresa e à sociedade.

Expandir as possibilidades atreladas ao planejamento e execução

Se exemplificarmos numericamente: o desafio do Moonshot Thinking seria “não fazer apenas 10% melhor, mas buscar resultados 10 vezes maiores”.

Ou seja, ao invés de apenas incrementar 10%, buscando ser mais eficientes em produtos cujos mercados já existem, com o Moonshot Thinking as empresas pensam 10 vezes maior e criam novos mercados, que podem movimentar bilhões de dólares. E, de quebra, elas valorizam sua imagem junto ao público.

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GOOGLE – MELHOR EXEMPLO DE MOONSHOT THINKING

O Google é o grande exemplo por inúmeras razões.

Basicamente, vamos ficar com o mecanismo de busca. No fim da década de 1990, a empresa decidiu revolucionar o mercado de buscadores online.

O objetivo: Propiciar buscas 10 vezes superiores às dos buscadores concorrentes e, assim, conquistar o domínio mundial do setor. Perceba que este fato é relevante não apenas para a empresa que conquistou seu lugar no mercado frente a outros buscadores concorrentes, como também, trouxe para todos os usuários da internet, uma grande mudança positiva com a facilidade e eficácia na hora de fazer uma pesquisa com os recursos de busca inovadores, agora com inteligência artificial, desenvolvidos pela Google para buscas precisas e rápidas, quase instantâneas. Quanto ao restante da história, todos nós já conhecemos.

Portanto, aprender com o Google sempre será de tamanha importância para todos que almejam uma empresa inovadora e comprometida com seu crescimento constante.

Como usar o Moonshot Thinking para auxiliar no crescimento de uma startup

Quando fala-se nesse método, há duas premissas que devem ser esclarecidas:

A primeira premissa é ter mente que o conceito, em si, não se restringe a grandes empresas de tecnologia.

E segundo, muitos empreendedores podem achar que o Moonshot Thinking consiste em alcançar objetivos de máxima grandiosidade, no entanto, um projeto extremamente ousado e inovador, pode ser perfeitamente realizável por uma startup. Temos um exemplo recente, de um grande problema, solucionado pela brasileira Hi Technologiesque desenvolveu um teste rápido para o novo coronavírus, onde o resultado sai em apenas 15 minutos. 

Logo, não há do que ter receio em aplicar o Moonshot Thinking em sua empresa cultivar a ambição no sentido de ter forte anseio de alcançar um grande objetivo, de obter sucesso e aspirar atender o mercado global, por exemplo.

3 dicas eficazes para você aplicar o Moonshot Thinking em sua startup

  1. Identificar e encontrar problemas da humanidade que têm a ver com suas competências e que te posicionam de forma competitiva no jogo;
  2. Realizar análise de mercado e entender quais são os competidores convencionais e os novos competidores não convencionais. Realize benchmark com os aprendizados de pesquisadores, empreendedores inovadores e de startups que já receberam boa avaliação de investidores;
  3. Criar visões de futuro pragmáticas, com a identificação de projetos e escolha dos mais viáveis e rentáveis para  sua startup. Além do mais, criar projetos em conjunto com os ecossistemas de inovação (link recife ecossistema de inovação) é um grande diferencial.

Como aplicar Moonshot Thinking

Antes de tudo, é preciso mudar muitos paradigmas, em especial os que estão atrelados a conquista de grandes resultados.  Para isso contar com um time de colaboradores que tenham visão ambiciosa é fundamental. Vale relembrar um bordão comum no meio das startups: “aposte no jockey, não no cavalo”. Tenha em mente que as competências devem ser desenvolvidas em benefício do profissional, por outro lado, a startup será beneficiada

Para que a equipe de sua startup passe a ter pensamentos criativos, ousados e ambiciosos, é preciso que haja liberdade e incentivo por parte dos fundadores. Incentive que soluções e melhorias sejam dadas por todos da equipe, e assim, com todo o time trabalhando em conjunto é possível que consigam desenvolver ideias criativas e assertivas.

Competências dos profissionais buscados pelas startups

Aprendem com a curiosidade

Estimule seu time a ser questionador e querer saber como as coisas são feitas. Indagar ou contestar, por que determinado processo é feito de tal maneira, demanda a coragem. O profissional questionador, que não somente expõe sua opinião, mas  também propõe soluções, pode ser um importante canal de aprendizado sobre novas tecnologias e metodologias, portanto dê autonomia para que sua equipe possa pesquisar e sugerir melhorias.

Possuem facilidade para expor novas ideias

Empodere todos do seu time para falar o que pensam e trazer novas ideias.

E não apenas o objetivo de obter melhores nos processos atuais, mas sim, com o objetivo de criar novos produtos e serviços. Estimule a cultura onde todos possam expor suas ideias sem receber críticas.

A ousadia de falar e propor mudanças, sem se preocupar com o que “seus pares” irão pensar a respeito, é muito primordial no processo de inovação nas empresas”.

Quando estimuladas, as pessoas trazem novos olhares para dentro da organização. Valorize quem têm uma postura proativa, e tenta observar o negócio por um ângulo diferente.

Tem disposição para enfrentar riscos

Tenha em seu time tático, pelo menos uma pessoa, com perfil arrojado. Críticas, barreiras e muita resistência não abatem as pessoas que possuem essa característica. Assumir riscos, e ousar na medida certa, sem necessariamente precisar do endosso dos superiores, pode ser uma competência valiosa para uma startup.

Pessoas arrojadas e confiantes, podem enfrentar pesadas críticas durante o caminho até a concretização de projetos e objetivos extraordinários. Ainda assim, cientes de sua capacidade e desejo, não se deixam abater e seguem firmes suas jornadas, enquanto pessoas avessas ao risco, normalmente, abandonam uma ideia antes mesmo de iniciá-la.

Os profissionais ousados, estão dispostos a tomar o risco, aceitar erros e se deparar com a resistência das outras pessoas. Mesmo tendo medo de errar, são pessoas que vão tentar fazer dar certo, são destemidos neste sentido.

São receptivos a mudanças

Por serem, grande parte das vezes, os agentes da novidade e inovação, as pessoas que tem a mente acelerada, inquietos não se acomodam com o status atual tampouco não resistem às mudanças, fator presente no cotidiano de negócios que experimentam rápido crescimento.

Negócios adaptáveis

Os negócios digitais precisam estar preparados para a mudança constante.

Por isso, ter pessoas ousadas na equipe vai ajudar na implementação destas mudanças.

Portanto, o Moonshot Thinking é para quem deseja alcançar resultados ousados e de grande impacto não apenas para seu negócio, mas também para a sociedade.

Seja em grandes empresas ou startup’s,  avaliar o mercado e suas tendências, para elaborar ideias assertivas e projetos ousados, é fator primordial.

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