O que é Martech e como utilizar
A seguir, saiba o que é Martech e como utilizar em seu negócio:
Atualmente, é inegável que a tecnologia possui um papel forte em quase todas as áreas do nosso dia a dia. Para negócios de qualquer tamanho, a tecnologia é uma poderosa ferramenta para alavancar os resultados, principalmente no tocante a automatização de processos e crescimento das vendas.
Em muitos casos, é possível trazer um diferencial de mercado ao negócio, quando as tecnologias adequadas são utilizadas no tempo certo.
Unindo as duas áreas mais relevantes para as empresas, em especial os negócios digitais, surge um novo conceito denominado Martech, que é a união das ações de marketing digital com a tecnologia.
O Martech abre um novo leque de possibilidades para o marketing digital do seu negócio. Pois, diferente das ações de marketing do passado, as quais tinham como objetivo alcançar o maior número de pessoas, com o Martech o foco é melhorar de forma contínua a partir da mensuração do resultado das ações.
O Martech traz uma nova visão para o desenvolvimento das estratégias. Visto que, com consumidores cada vez mais conectados e exigentes é preciso desenvolver estratégias assertivas que não apenas capturem novos clientes, mas também, fidelize os mesmos.
Por isso, atualmente, entende-se que as ações de marketing quando desenvolvidas pensando no público-alvo possuem um impacto muito maior.
E como consequência, os objetivos são efetivamente alcançados utilizando os recursos certos e garantindo o êxito das ações estratégicas.
O que é Martech e como utilizar?
O que é Martech e como utilizar pode ser uma dúvida de muitos empreendedores.
Qualquer software ou ferramenta que vise otimizar uma estratégia ou campanha de marketing digital pode ser considerado uma Martech. Em suma, o Martech tem como finalidade extrair informações relevantes e precisas por meio da tecnologia.
O resultado da união entre marketing digital e tecnologia podem ser, por exemplo: mais engajamento nas redes sociais; conquista de novos clientes; gestão de processos; automação do funil de vendas, dentre inúmeros outros.
Portanto, o termo MarTech refere-se a união de marketing digital e tecnologia para alcançar resultados otimizados e potencializados podendo ser utilizado em diferentes ações de um negócio.
Embora haja uma associação quase direta de MarTech com Inteligência Artificial (IA) e machine learning é importante destacar que há muitas outras possibilidades viáveis.
Independente do tamanho do seu negócio, é essencial ter a compreensão da relevância em aplicar esse conceito no cotidiano da sua empresa.
Vale salientar que quando falamos em unir a tecnologia nas ações estratégicas do seu negócio, não são necessariamente tecnologias muito avançadas, mas sim, fala-se da necessidade de digitalizar processos para obter sucesso nas novas relações entre consumidores e sua marca.
A tecnologia possui uma grande diversidade de ferramentas que podem ser usadas para a gestão de projetos de marketing digital das empresas.
Alguns exemplos são: plataformas para a realização de pesquisas, sistemas de análise de dados, redes sociais, edição de imagens entre vários outros.
Em síntese, não utilizar os recursos e ferramentas da tecnologia é perder a oportunidade de ter um contato mais direto com seu público-alvo, bem como facilitar as tarefas estratégicas.
Estima-se que atualmente existam mais de 3.800 ferramentas de MarTech disponíveis no mercado, no ano de 2011 eram apenas 150.
Então se você almeja desenvolver uma experiência mais impactante, serviços e produtos adequados às necessidades do seu público, menos erros na interação com o público, mais vendas e fidelização, é essencial fazer uso de Martech
Entenda melhor o que é Martech e como utilizar
Por onde começar?
Inicialmente, é necessário realizar um planejamento e levantamento das necessidades do negócio para que as tecnologias escolhidas sejam as adequadas – tendo em vista que atualmente há mais de 3.800 ferramentas de MarTech disponíveis no mercado.
Nesse sentido, é interessante contar com uma empresa especializada para garantir os benefícios. A expertise de um time externo pode ajudar a solucionar problemas e entraves, além de ser fundamental para adaptar as tecnologias às demandas internas.
A visão de fora ajuda a eliminar erros e a gerar um processo de aplicação mais eficiente. Principalmente, se você não tem um forte conhecimento na área tecnológica.
Logo, procurar por uma empresa que ofereça esse tipo de assessoria, poderá influenciar positivamente na integração da tecnologia como o centro do desenvolvimento das ações estratégias do seu empreendimento.
Quer contratar uma martech para seu negócio! CLIQUE AQUI
A seguir, conheça as 05 ferramentas indispensáveis do Martech:
1- Banco de dados
Os softwares de gestão de banco de dados permitem otimizar as tarefas cotidianas de uma companhia inclusive o seu relacionamento com os clientes e o desenvolvimento de campanhas de marketing digital impactantes.
Com o banco de dados, é possível identificar necessidades dos clientes, explorá-las como oportunidades e criar abordagens que buscam suprir essas demandas. Além disso, dá para prever possibilidades futuras e se preparar para o que pode acontecer. Em outras palavras, a gestão dispõe de mais inteligência para suas decisões.
2 – Identificação do público-alvo
A tecnologia pode ser uma grande aliada do departamento de marketing digital para a identificação do público-alvo mais assertivo para cada linha de produtos ou serviços.
O Martech é muito focado em métricas e em estudo de indicadores para ajustar pontos que precisam de melhoria. Os dados servem de base para mudanças, gerando conhecimento para a gestão.
3 – Foco no marketing digital
Como já bem falado anteriormente, os gestores devem ter em mente o grande impacto que a integração eficiente da tecnologia com as ações estratégicas possuem no resultado do negócio.
Por isso, negócios de todos os portes e segmentos de atuação precisam ter boas estratégias de marketing digital para se consolidar diante do público. Assim, o Marketing digital é uma das atividades mais relevantes de MarTech.
4 – Mensuração mais assertiva
Para que as estratégias de marketing digital possam ser cada vez mais precisas é fundamental ter um sistema confiável de mensuração de resultados. Por conseguinte, as ações desenvolvidas devem ser monitoradas e avaliadas para confirmar se as ações estão sendo eficientes ou não. Pois, quanto melhor a experiência do cliente, maior é o sucesso do negócio.
Portanto, a tecnologia trará mais facilidade em detectar quais são as ações que estão sendo mais bem-sucedidas ou não.
6- Comunicação com o cliente
Fala-se muito na experiência do consumidor, pois a cada dia, mais negócios surgem com uma gama diversificada de produtos e serviços, fazendo com que o mercado esteja cada vez mais competitivo.
Logo, a experiência do consumidor torna-se o diferencial de mercado para muitas empresa. Pois, quando melhor for a relação do negócio com o consumidor, maior são as chances de fidelização e conversão.
Oferecer canais de comunicação mais engajantes, que realmente ajudam a fidelizar esses contatos é extremamente necessário. Isso só é possível através dos estudo das personas, automação eficiente e da integração dos dados sobre as pessoas.
A soma desses fatores gera uma experiência marcante.
Além do mais, atualmente, há uma gama diversificada quando se trata de interação da marca com o cliente. Com a tecnologia, o número de canais aumentaram consideravelmente, deixando o SAC (Serviço de Atendimento do Consumidor) até mesmo obsoleto.
Hoje é muito relevante seguir a tendência de campanhas criativas e diferenciadas que estimulam a ação dos clientes. Trata-se do uso de recompensas, feedbacks, sistemas de pontos e objetivos definidos. Não obstante, para muitos empreendedores , que não são da nova geração, falar da importância da integração da tecnologia com os negócios pode ser uma grande barreira a ser ultrapassada.
É necessário expandir a visão para que possam ser realizadas estratégias eficientes, que trarão sucesso ao seu negócio em um tempo muito mais rápido.
Se você preferir, procure por uma assessoria especializada no assunto.
A Zimut é uma empresa de marketech, que atende clientes de todo Brasil. Nossos serviços são baseados em estudos que podem lhe direcionar na escolha das ferramentas e implantação da estratégia de Martech do seu negócio.
Além de marketing digital para empresas, adoramos trabalhar com projetos inovadores, como criação de aplicativos para empresas e desenvolvimento de startups.
Pare de sonhar e comece a agir! CLIQUE AQUI e aumente suas vendas com um parceiro MARTECH.