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Marketing Médico: como fazer e quais são as limitações legais?

Atualmente o marketing médico vem sendo bastante utilizado pelos profissionais que estão se posicionamento através da internet. Já foi o tempo em que os médicos dependiam apenas dos convênios dos planos de saúde para fazer sua própria divulgação.

No início, muitos profissionais utilizavam as listas de contatos (telelistas), para divulgar seus serviços particulares. Com o avanço da tecnologia, a maneira de expor o seu trabalho foi ficando cada vez mais fluida. É muito comum hoje em dia, seguir algum profissional de saúde nas redes sociais. As pessoas seguem esses profissionais por ter alguma conexão com o mesmo, seja através da sua especialidade, a forma como ele aborda determinado tema, conexão, postura profissional, dentre outros fatores.

As redes sociais tem se tornado uma boa ferramenta de criação de autoridade para os médicos. Um futuro paciente ao seguir esse profissional em uma rede social, passa uns dias analisando a produção de conteúdo, para assim realizar a marcação da consulta. O paciente vai buscar o que as pessoas estão falando sobre aquele profissional, se ele tem muitos seguidores, se ele produz um conteúdo relevante…
A internet tem se tornado um grande termômetro decisivo antes do agendamento da consulta.

Sabemos que o boca a boca ainda conta muito na área de saúde. Pois ao ir a uma consulta e o médico realizar um atendimento com excelência, aquele paciente irá fazer a divulgação de forma espontânea daquele profissional.

Como fazer marketing médico com excelência?

Quando se trata de marketing, existem alguns pontos a serem alinhados para conseguir ter sucesso com a estratégia.

Definir objetivo

Saber a razão pelo qual você está realizando esse investimento é de suma importância.

  • Ganhar autoridade;
  • Conquistar novos pacientes;
  • Fidelização dos pacientes;

Com o objetivo definido que pode ser um desses acima ou algum outro, a equipe de marketing irá dar prosseguimento ao planejamento.

Procure uma agência especializada

É muito importante quando se trata de marketing médico procurar por profissionais que conheçam as legalidades da área. O que é permitido e o que não é. Assim, evitará transtornos com o CRM.

Defina sua estratégia

Dentro do marketing existem “N” estratégias, saber por qual iniciar é muito importante. E iniciar com várias estratégias ao mesmo tempo, também não irá surtir efeito e pode levar para um caminho confuso e ineficaz.

Acompanhar os resultados

Mantenha sempre contato com a equipe que está realizando as estratégias de marketing, para assim ter conhecimento do que está funcionando, do que precisa melhorar e do que precisa ser descartado. Com isso, você conseguirá alcançar os objetivos traçados.

Zimut, quais estratégias interessantes para o marketing médico?

Como já dito nos parágrafos anteriores, existem várias estratégias que podem ser utilizadas. Citaremos algumas que são boas para o marketing médico.

Marketing de Conteúdo

Essa é a estratégia que está sendo mais utilizada dentro do nicho, por alcançar muitas pessoas com interesse no assunto que o médico aborda. Produzir conteúdos relevantes e que gere valor para quem o assiste, irá reter a audiência e fazer com que a mesma divulgue a rede social do médico de maneira orgânica.

Identidade visual

Criar essa identidade é muito importante para que a imagem do médico ou do consultório esteja fixada na mente de quem consome o conteúdo. De maneira estratégica é interessante utilizar a mesma identidade visual em todos os canais de comunicação que irá utilizar, assim fortalecendo seu branding.

Site para conversão

Como dito no post anterior, no tópico sobre sites / landing page ter uma página no ar com essa finalidade facilita muito a conversão do cliente. As redes sociais tem também esse papel, mas um site voltado para conversão, costuma ter resultados mais expressivos. Portanto, criar um site bem projetado, com design responsivo, ou seja, pronto para ser utilizado também em dispositivos móveis, com alguma isca para conseguir o contato desse cliente (vídeo explicativo, e-book…), vai ajudar bastante a aumentar a base de clientes.

Tráfego Pago

Investir nos anúncios profissionais, será muito importante para a criação da autoridade do profissional ou do consultório do mesmo. Pois através dos patrocinados, é possível chegar até o público que tem mais interesse no tema que o profissional está abordando, com isso, conseguindo alcançar o objetivo almejado.

SDR

SDR é o profissional dedicado a buscar clientes para o consultório. Ele quem irá entrar em contato com seus futuros pacientes para divulgar seus serviços e agendar consultas. Ter esse profissional atrelado as estratégias de marketing faz com que o médico tenha mais tempo livre para realizar outras atividades.

Marketing Médico – Pode Postar Tudo?

A resposta é não. Os médicos e profissionais de saúde tem que seguir a risca as normas do conselho federal da sua profissão para que não venham a sofrer danos na sua atividade profissional. Os médicos tem que usar os seus canais digitais para gerar conexão com os seus pacientes e com seus futuros pacientes, produzindo conteúdos que gerem valor para quem o acompanha.

O que o Médico Pode Divulgar?

Material Informativo e Explicativo

Criar conteúdos informativos na área de atuação vai crescer bastante a autoridade do médico nas redes sociais. Pois a partir dele, os futuros pacientes poderão sanar possíveis dúvidas que eles tenham, e vão ficar conscientes do domínio do profissional naquele determinado tema, assim, fazendo com que o seguidor ganhe confiança e vá até o consultório.
O médico pode abordar sobre procedimentos, como funcionam determinadas doenças, métodos para se cuidar, problemas de saúde, etc.

Realizar Entrevistas

Conceder entrevistas em veículos de comunicação de massa, aumenta bastante a autoridade do médico na sua especialidade, pois o mesmo estará passando confiança e domínio para o público que o está assistindo.

O que o Médico Não Pode Divulgar?

Preços Apelativos

Divulgar preços por muito tempo foi um tabu na área médica. Com a criação da lei 2.226/2019 os preços pode sim ser divulgados, porém não de forma sensacionalista. Por exemplo, utilizar de termos como: “Menor Preço da Região”, “Cobrimos qualquer valor”.

Promessas de Resultados Garantidos

O médico não pode realizar promessas nas redes sociais. Pois cada procedimento tem seu nível de risco. Portanto, não podendo o profissional dar garantia de 100% nos resultados.

Não conceda diagnósticos

Não exponha diagnósticos de pacientes ou de novas doenças através das redes sociais. Essa prática tem que ser realizada mediante consulta em particular com o paciente. Não divulgue “certezas” ou “comprovações” na internet que dependem de análise ou exames clínicos.

Conclusão

Com todas as dicas acima, com certeza o médico terá êxito na sua estratégia de marketing. E junto a uma agência de marketing que possui uma equipe especializada, os resultados serão maximizados. Pois, o time da agência estará focado em fazer o médico/consultório ter excelentes resultados.

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