Investimento ao iniciar uma startup

Investimento ao iniciar uma startup

Neste artigo falaremos sobre investimento ao iniciar uma startup. Isso porque, muitas dúvidas podem surgir ao iniciar um negócio. Pensando nisso, desenvolvemos esse texto para esclarecer todas as suas dúvidas.

Startups são negócios inovadores, repetíveis e escaláveis, desenvolvidos em ambiente incerto, inseguro e arriscado.

Um modelo repetível é aquele capaz de vender o mesmo produto para todos os clientes e mercados.

Um modelo escalável tem capacidade para crescer e atender grandes quantidades de clientes sem aumentar seus custos, ou seja, suas despesas não crescem proporcionalmente às receitas.

As definições de startup podem variar. Todavia na prática, startup é em síntese, inovação.

Ao iniciar um empreendimento não basta saber apenas conceitos, você deve também, colocar seus planos em prática. Para isso, há diversas questões que devem ser resolvidas para dar o encaminhamento do seu projeto.

Iniciando startup investimento

Uma dúvida que muitos empreendedores podem ter é: devo começar do zero ou procurar um investidor?

Para responder a essa pergunta, é importante que você antes de qualquer passo, tenha bem estruturado algumas questões como:

Modelo do negócio:

Se uma padaria, por exemplo, estiver em um bom ponto comercial, boa movimentação de pessoas, oferece produtos de qualidade, tem bom atendimento e boa gestão, o risco é pequeno, mas o negócio não é necessariamente escalável.

Isto porque, se a padaria não conseguir expandir, com abertura de filiais, por exemplo. Então, a padaria é um negócio rentável, mas tradicional.

Por outro lado, o Facebook é uma startup.

No início, o modelo de negócio era incerto, mas ele cresceu rapidamente e ganhou grande valor no mercado.

É repetível, ou seja, oferece sempre o mesmo serviço para todos os clientes.

É também escalável, pois pode crescer e alcançar mais pessoas no mundo inteiro, sem aumentar seus custos ou investindo sem despender tanto de recursos financeiros.

Equipe apaixonada:

Busque formar uma equipe com pessoas apaixonadas pelo negócio que você está desenvolvendo.

Se elas são apaixonadas antes até do dinheiro chegar, elas ajudarão você a construir esse negócio. Ter um time multidisciplinar e compromissado. E que veste a camisa, é um passo importante para a implantação e desenvolvimento da sua startup ao longo de toda sua trajetória.

Cultura organizacional:

Crie uma cultura organizacional para o seu negócio. De maneira que ela reflita as crenças que você tem. E tudo o que possa ser positivo para o crescimento da empresa junto com os colaboradores e os clientes.

Se você valoriza, por exemplo, a transparência, então seu projeto deve contar com um ambiente aberto, com um lugar de fala democrático, e com comunicação aberta entre todos. Uma empresa que foca no que acredita, e foca sua energia em ações concretas e baseadas em bons princípios, possuem mais chances de conseguir um ótimo resultado em pouco tempo.

Geralmente os valores que temos já estão incorporados nas nossas atitudes e se revelam naturalmente. Se os seus valores e os das outras pessoas na sua organização estão alinhados, haverão menos choques e travas nesse sentido e as atividades poderão fluir tranquilamente.

Prototipação:

O objetivo de um protótipo é criar uma representação semi realística de algo para que seja possível interagir e testar com consumidores reais.

A sua principal função é identificar problemas e oportunidades de melhorias muito antes de começar os refinamentos e a implementação. Por ser um método ágil e eficiente, a criação de protótipos vai ajudar você a ter mais assertividade, economizando tempo e dinheiro. E assim, deixando os consumidores mais satisfeitos.

Validação:

Validar significa fazer o protótipo chegar ao cliente para ele usar, provar. Como também, dizer se gosta ou do que não gosta.

Depois da validação, é fundamental a fase de ajustes ou pivotagem.

Aqui definirá se o rumo continua o mesmo ou se é preciso mudar o foco do projeto e do modelo de negócio.

Alguns profissionais defendem que a partir daqui o empreendedor já pode buscar investimentos para sua startup.

Outros recomendam começar a operar, com um MVP mesmo, para então buscar investimento.

Se você tem reunida todas essas informações acerca do seu negócio, isto indica que o seu projeto está a um passo de ter sua realização.

Portanto, o passo um é reunir o máximo possível de informações sobre o empreendimento.

O passo dois será reunir recursos financeiros.

Investimento ao iniciar uma startup:

Há duas vias para ter os recursos financeiros que você precisa ao iniciar um negócio:

• Renda própria:

O recurso financeiro advindo de renda própria pode ser a escolha de alguns empresários. Pois, antes de almejar pôr seu plano em prática, poupam uma parte da sua renda por um bom período de tempo, e conseguem ter o capital inicial da prosseguimento ao seu futuro negócio.

O recurso financeiro é necessário para custear a produção inicial do seu produto ou serviço, ou seja, o material necessário para entregar seu produto, e posteriormente, obter o lucro.

• Investidor:

Investidora-anjo é uma pessoa física ou jurídica que faz investimentos com seu próprio capital em empresas nascentes com um alto potencial de crescimento, como as startups.

Para definir o investimento ao iniciar uma startup, a diferença estará na oportunidade:

Se você teve a oportunidade de juntar seu dinheiro próprio e se sente à vontade para iniciar o seu negócio, pois possui o capital inicial necessário para começar o negócio de forma plena, então essa seria a escolha mais viável.

No entanto, a busca pelo investimento seria para aquelas pessoas que possuem uma ideia bem estruturada com modelo e plano de negócios bem definidos, mas não possuem recursos para ter um bom capital inicial.

Dessa forma, precisam desenvolver uma argumentação objetiva e eficiente para convencer o investidor que sua ideia é viável economicamente, trará lucro rapidamente, e será expansível em um breve espaço de tempo.

Portanto, ou você tem recursos financeiros ou deve desenvolver um plano detalhado para conseguir um investimento para o seu negócio.

É certo que independe de quem vem o recurso inicial, se sua ideia tem a possibilidade concreta de crescimento, ela dará resultados e logo o capital inicial será multiplicado em lucros.

Às vezes uma boa ideia precisa de recursos financeiros, as vezes pode ser que precise apenas de uma boa mentoria.

Desenvolva um conhecimento profundo sobre o negócio que você deseja empreender, pois quanto mais souber sobre ele, mas fácil será para tomar decisões assertivas, as quais trarão o sucesso que você espera.

Todas essas etapas são desenvolvidas pela Zimut, empresa que presta consultoria em produtos e serviços digitais. Agende uma conversa para ter um diagnóstico e orientação completa sobre como proceder no estágio em que sua startup está e tire todas as suas dúvidas.

A Zimut é uma empresa de criação de startup em Recife – Pernambuco, que atende clientes de todo Brasil.

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Além de criação de startup, adoramos trabalhar com projetos inovadores, como criação de aplicativos para empresas e marketing digital para startup’s.

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