Vender pela internet já é algo comum nos dias de hoje. Entrar em um perfil em alguma rede social ou site para pesquisar algum produto ou serviço não é mais novidade. Cada vez mais empresas estão iniciando suas estratégias de vendas pelo online, pois pela internet é possível alcançar pessoas de qualquer lugar do mundo de uma forma muito rápida e prática.
Como iniciar nas vendas online?
Se você já tem em mente o que vai vender, você precisa desenvolver uma forma de se comunicar com o público-alvo do produto/serviço a ser vendido.
De início, caso prefira fazer um MVP (Mínimo Produto Viável) para ter menos gastos e testar se de fato o que planejou terá uma boa execução, o interessante é iniciar pelas redes sociais. Pelo Instagram você consegue criar um perfil comercial de forma gratuita. E pelo Facebook também consegue criar uma página para a sua empresa. Sem contar que o Facebook e o Instagram dispõe de um marketplace, onde conseguirá realizar de forma gratuita a divulgação do negócio.
A criação de site de vendas (e-commerce) é válido quando o produto a ser vendido já tem uma aceitação no mercado. Essa estratégia você pode validar junto com especialistas em vendas online para ter uma boa assertividade, pois dependendo da forma que o negócio irá iniciar, os custos podem ser baixos (no caso de iniciar pelas redes sociais) ou mais caros (caso prefira desenvolver seu próprio site de vendas). Avalie antes o orçamento que estará disponível para o início da empresa.
Logística nas vendas online
Caso a venda seja de produtos físicos, tenha uma boa operação logística para atender os clientes de uma forma que não deixe a desejar. Respeitar os prazos de entrega que serão informados no ato da compra é de suma importância. E se o produto chegar antes do prazo estipulado vai causar um efeito “UAU” no cliente.
Para o caso de serviços, tenha uma rede social ou site repleto de informações e tenha disponível um rápido canal de comunicação para que o cliente possa sanar todas as dúvidas possíveis. Agilidade na comunicação será crucial para o fechamento da venda, pois o concorrente pode responder mais rápido e sua empresa perderá a venda. Estipule um prazo para responder os seus clientes. Caso a demanda seja alta, talvez a implantação de um “chatbot” seja interessante.
Tráfego Pago para vendas online
Sempre citamos nos textos quanto o tráfego pago é essencial atualmente. Ter um negócio digital e não realizar anúncios é o mesmo que criar uma linda loja física e não fazer nenhuma divulgação da existência da loja. Esperar que os clientes cheguem até o negócio é uma estratégia fracassada. A não ser que você seja uma pessoa super conhecida e tenha uma boa audiência para trazer os clientes de forma orgânica. Caso contrário, investir em anúncios online é fundamental.
A maioria dos negócios costumam realizar seus patrocinados nas plataformas Instagram, Facebook e Google. Pois a maior parte das pessoas costumam acessar essas redes sociais no dia a dia. Para saber qual a plataforma mais adequada para o seu negócio sugerimos procurar uma agência de marketing especializada, pois, lá terão especialistas para sanar suas dúvidas. Muito cuidado ao tentar fazer por conta própria, pois por mais que as plataforma tenham uma grande quantidade de acessos, realizar a estratégia errada na rede social errada, só estará jogando dinheiro fora.
Analise seus concorrentes
Ficar atento ao que está acontecendo no mercado é muito importante. Analise quem são seus principais concorrentes para saber o que eles estão fazendo, como estão se posicionando, qual o preço dos seus produtos…
Assim sua empresa poderá ter um posicionamento ou forma de comunicação diferente das demais, assim, obtendo um diferencial no mercado.
Tenha um bom pós-venda
A partir do momento que o cliente finaliza a compra “bingo” o objetivo foi alcançado. Mas muitos se enganam ao pensar que o processo de vendas finaliza na compra. Saber a experiência que o cliente teve em todo o processo da compra é muito importante, pois com o feedback a empresa poderá ajustar algum ruído que esteja acontecendo durante o funil de vendas, assim melhorando a satisfação do cliente mais ainda.
Sem contar que mesmo em 2022, não é comum as empresas realizarem um bom pós-venda. O cliente ser contatado após a compra, mostra a seriedade que a empresa tem em saber se o produto chegou da forma que ele esperava, com isso, retendo o cliente para futuras compras. Além disso, ao estar com o nível de satisfação alta, o cliente fará uma divulgação gratuita da empresa convertendo em novas vendas e tão breve, a empresa poderá ofertar outros produtos para o mesmo cliente e ele não se sentirá incomodado.
Requisitos Legais para vender online
Esteja atento quanto ao CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) da sua empresa. Se está classificada de maneira correta quanto a categoria principal e as subcategorias.
Com relação a tributação, a loja online não é diferente da loja física. Logo o ICMS deve ser recolhido tanto para o estado de origem quanto para o estado de destino da mercadoria.
No decreto nº 7.962/2013 consta os deveres que o empreendedor deve cumprir nas vendas online:
- Disponibilizar no site, em local de destaque, a razão social ou o nome completo, assim como o CPF ou CNPJ (pessoa física ou jurídica respectivamente);
- Informar endereço físico e eletrônico;
- Estabelecer informações claras e precisas sobre os produtos (caso ofereçam riscos à saúde e à segurança, por exemplo), preços, despesas (como frete e formas de pagamento) e prazos;
- Após o checkout, oferecer a confirmação da realização da compra;
- Viabilizar atendimento ao consumidor de qualidade;
- Utilizar mecanismos de segurança de dados, referentes a informações pessoais e de pagamento do cliente;
- Respeitar os direitos e deveres previstos pelo Código de Defesa do Consumidor, como o direito de arrependimento.
Esses são alguns tópicos essenciais que ao colocar em prática a empresa já estará iniciando com o pé direito nas vendas online.