Como criar um aplicativo de serviços

Como criar um aplicativo de serviços

Como criar um aplicativo de serviços pode ser uma dúvida muito comum entre os empreendedores. Pensando nisso, separamos algumas dicas para facilitar a compreensão do assunto.

Atualmente muitos empreendedores estão apostando na criação de aplicativos próprios com o objetivo de alcançar um público cada vez maior, como também, almejam otimizar o processo de vendas de produtos ou prestação de serviços.

Um aplicativo para smartphone pode ser uma valiosa ferramenta para o seu negócio!

É fato que os consumidores estão mudando o seu comportamento de compra. Antes era comum que os consumidores fossem até shoppings e lojas para adquirir seus produtos ou serviços.

No entanto, atualmente, muitos consumidores preferem a rapidez e praticidade na hora de comprar.

Dessa forma, a praticidade e a facilidade que a marca promove ao consumidor na hora da compra torna-se um fator relevante para que o negócio alcance o tão desejado diferencial de mercado.

Portanto, apostar em um aplicativo próprio para o seu negócio é fundamental para quem deseja alavancar os resultados do seu empreendimento, como também, alcançar um público cada vez maior!

precisa-contruir-um-app

Como criar um aplicativo de serviços:

Um aplicativo de serviços nada mais é do que uma plataforma digital que conecta prestadores de serviços com clientes.

Isto é, com o aplicativo de serviços a interação entre o seu negócio e o cliente torna-se mais simples e eficiente.

Pois, com o aplicativo é possível desenvolver uma interface que facilite a escolha do consumidor, uma vez que, todos os serviços e valores estarão disponíveis sendo possível integrar ferramentas – como filtros, por exemplo, os quais facilitarão a escolha mais adequada para o seu consumidor.

Assim, diminui-se o tempo de escolha, como também, colabora significativamente com uma decisão mais assertiva do consumidor.

Separamos algumas dicas importantes para o desenvolvimento do seu aplicativo de serviços. Por isso, como criar um aplicativo de serviços pode ser mais fácil do que você imagina!

1- Saiba tudo sobre o que irá ofertar e planeje sua ideia.

Vale lembrar, que antes de começar a desenvolver qualquer tipo de aplicativo, você deve entender o que realmente quer. Ou seja, defina qual o propósito do seu negócio.

Isso porque, para a criação de um bom aplicativo é muito importante que as informações mais relevantes sobre o seu negócio sejam conhecidas, e assim, usadas da melhor forma.

Se preferir, você poderá utilizar a ferramenta de análise SWOT ou FOFA. Com essa ferramenta simples, mas eficaz, é possível ter uma visão geral e clara sobre a sua ideia, veja como funciona a seguir:

O que é análise SWOT ou FOFA, em português:
Em suma, é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos.

Funciona da seguinte forma:

Em um papel, faça uma tabela com 4 divisões. Cada divisão terá uma nomenclatura, sendo elas: forças e fraquezas (fatores internos os quais você tem controle sobre – por exemplo: forte equipe, boa liderança), como também, oportunidades e ameaças (fatores externos os quais você não tem controle – por exemplo: concorrência, valores dos produtos, etc.)
Ao final, será possível analisar as informações coletadas de forma mais prática e sistemática.

2- Desenvolva um layout inteligente e e de fácil utilização.

Durante todo o projeto, é importante que o desenvolvedor pense como seria a utilização pelo seu consumidor.
Isto é, ao utilizar o aplicativo pela primeira vez, possuindo pouco conhecimento sobre a plataforma, é importante que o consumidor compreenda como o aplicativo funciona.

Dessa forma, quanto mais prático for, mais chances terá do consumidor usar com frequência o aplicativo, e assim, torna-se um cliente fiel.

Além do mais, esteja atento as escolhas dos detalhes que fazem toda a diferença no resultado final do aplicativo. Cores, fontes, funções de acessibilidade para pessoas com deficiência, quantidade de dados de armazenamento – não deve ser um software que ocupa muito espaço na memória interna dos aplicativos, navegação fluída, informações claras e organizadas, dentre outros.

3- Promova uma boa comunicação com o consumidor, desde a pré-venda até a pós-venda.

Com o aplicativo de serviços, torna-se mais fácil manter um melhor contato com o consumidor.

Ao desenvolver um aplicativo de serviços, é possível adicionar funções de chat online, ou também, caixa de mensagens. Assim, é possível que a marca se comunique de maneira eficiente com o consumidor, sendo possível manter a descrição e a profissionalidade durante todo o contato.

Além do mais, a comunicação prévia permite que o consumidor seja orientado para a melhor escolha de serviço. Logo, aumenta-se a satisfação do cliente ao final da prestação do serviço.

Da mesma forma, a comunicação pós-venda permite que o empreendedor receba feedbacks positivos e negativos, assim como, torna-se possível resolver a demanda do consumidor mais rapidamente.

4- Use estratégias de marketing para engajar o alcance do seu aplicativo de vendas.

Estratégia de marketing nada mais é do que um conjunto de ações desenvolvidas para atingir metas de divulgação, vendas e construção de uma imagem positiva para a marca.

Em suma, representa todo o esforço do empreendedor para aumentar a visibilidade do negócio, atrair clientes e ter um forte diferencial de mercado.
Portanto, toda ação estratégica necessita de um alto conhecimento sobre diversos elementos e áreas que compõe o seu negócio.

Pois, para definir a melhor estratégia a ser tomada, é preciso que o empreendedor saiba quais são as demandas de curto à longo prazo.

Assim, ao definir qual é a melhor estratégia, aumenta-se as chances de alavancar os resultados do seu negócio!

5- Valide o seu projeto final com opiniões de pessoas que você confia.

Ao finalizar o seu projeto de desenvolvimento de um aplicativo de vendas, é muito importante que você saiba qual a impressão final que o seu aplicativo passa.

Ou seja, ao receber feedbacks de pessoas de confiança, você poderá observar se o seu objetivo foi alcançado, se a navegação do aplicativo é fluída e não causa muitas dúvidas.

Além disso, faça o teste em diferentes aparelhos, como Android ou ios – se for o caso. E também, teste em diferentes telas – de diferentes tamanhos e tecnologias.

Não deixe de realizar reajustes e adicionar ferramentas que irão agregar ainda mais no valor final do seu aplicativo de vendas.

Por fim, como criar um aplicativo de serviços nunca foi tão fácil!
Sabemos que alguns empreendedores não desenvolvem aplicativos próprios, pois acreditam que o desenvolvimento de um software é uma tarefa difícil, e também, não compreendem o imenso valor que essa plataforma agrega ao negócio.

Esperamos que as dicas possam ter agregado ainda mais no desenvolvimento do seu aplicativo de serviços.

Contudo, se você deseja uma equipe especializada no assunto, conte com a Zimut!

A Zimut é uma empresa de desenvolvimento de aplicativos em Recife – Pernambuco, que atende clientes de todo Brasil.

Confira mais artigos interessantes

Atendimento On-line em todas as cidades do Brasil

Copyright 2023 - ZIMUT - Todos os direitos reservados.