Como conseguir investimento para sua startup em 01 minuto

Como conseguir investimento para sua Startup em 01 minuto

Como conseguir investimento para sua Startup em apenas 01 minuto?

Infelizmente não há uma receita para conseguir um investimento, no entanto, existem algumas táticas eficazes para que você consiga apresentar o seu negócio a um possível investidor e convencê-lo a investir na sua ideia.

Se você está chegando no mundo das startups agora, saiba que você precisa ter um Pitch.

Imagine que você esteja em um grande evento de negócios e tenha oportunidade de fazer seu Pitch para um grande investidor de negócios em apenas um minuto.

Você estaria preparado? Você sabe o que é? E sabe qual o valor do Pitch para sucesso do seu negócio?

Se a resposta for não, ou você não tem uma base sólida de fato para desenvolver um Pitch; nós iremos te ajudar a criar um discurso de apenas 1 minuto (ou 5 min no máximo) o qual apresentará o seu negócio de forma eficiente, e com isso, será possível conseguir investimento para pôr a sua ideia em prática.

Como conseguir investimento para sua startup

Como conseguir investimento para sua Startup em 01 minuto:

Primeiramente, o que é de fato um Pitch?

A palavra Pitch é oriunda do Basebol Americano, que literalmente é um lançamento, um arremesso.

Com isso, você já tem uma ideia de que a palavra remete a algo rápido e certeiro.
O Pitch na área de negócios é um discurso ou argumento de venda estratégico objetivo sobre o empreendimento.

É, portanto, uma história que você irá contar para despertar o interesse do investidor pela sua startup. No mais, vale salientar, que a história não pode ser longa.

Deve então descrever informações relevantes sobre o seu negócio, características marcantes as quais irão despertar interesse entre tantas outras que estão esperando pela mesma oportunidade que você.

Logo, o Pitch é um discurso rápido, mas que precisa ser desenvolvido com atenção aos detalhes, e para isso, é necessário ter um conhecimento profundo sobre o seu empreendimento para não deixar nada de relevante de fora.

Lembre-se: um discurso inteligente é aquele que expressa o máximo possível de ideias, em um mínimo possível de palavras.

Então não ache que o tamanho do seu discurso fará a diferença.

O que será benéfico para o seu negócio, é portanto, mostrar domínio sobre o mesmo, portando confiança, e também, paixão pelo seu empreendimento.

PITCH de 1 minuto:

Existem diversos tipos de pitch, embora o mais popular e de maior probabilidade de acontecer é o pitch de 1 minuto.

Como o tempo é curtíssimo para fazer o seu negócio despertar o interesse do investidor existe até um termo para um pitch tão curto: elevator pitch.

Como o nome já diz é uma conversa tão rápida quanto um encontro casual no elevador.

Mas em que ocasião ocorre a oportunidade de fazer um discurso tão rápido do seu negócio?

Bem, uma das coisas que pode ser ótimo pra um empreendedor, é ter um vasto network, para isso, é preciso frequentar eventos que investidores frequentam para ter a oportunidade de ter uma conversa cara a cara.

Logo, já ter um discurso pronto pode ser um grande aproveito de oportunidade para movimentar o crescimento do seu negócio.

Há muitas oportunidades que podem ser aproveitadas pela ocasião.

E ter um Pitch pode ser a estratégia certa para conseguir o investimento importante par o sucesso do seu negócio em apenas 1 minuto.

Dicas para desenvolver o Pitch:

Pode parecer simples, mas vamos dar algumas dicas para que você não falhe na hora de vender a ideia da sua startup para um investidor.

Para fazer com que a sua startup desperte o interesse do investidor ao ponto dele querer ouvir mais sobre sua empresa e possivelmente pedir para você enviar um e-mail com mais detalhes, é necessário focar na objetividade e em pontos básicos do modelo de negócio.
É indicado dar mais atenção a esses fatores para ter sucesso no seu Pitch, veja a seguir:

• Propósito da startup:

Essa parte é o famoso “vamos direto ao ponto”. Quando uma ideia é realmente boa, ela não precisa de muita enrolação, ela é logo de cara.

Os investidores, por sua vez, são pessoas experientes os quais irão saber com rapidez se a ideia é boa ou não. Portanto, não hesite em ser objetivo e certeiro apresentando a sua ideia. Além do mais, pessoas que trabalham com investimentos têm em mente que “tempo é dinheiro”.

Por isso, se você conseguir um momento para falar do seu negócio, entenda a necessidade de ser breve e claro sobre seus objetivos.

• O problema que ela propõe resolver:

Um negócio de sucesso nasce quando existe uma demanda que não está sendo atendida. Por isso, apresentar o problema que sua startup propõe oferecer, apresenta uma base sólida para a sua ideia. E por isso, torna o seu empreendimento mais sólido e necessário.

• O público-alvo:

Um novo empreendimento precisa ser desenvolvido pensando nas pessoas que irão usufruir da ideia.

Por isso, não deixe de fora o público-alvo que você pretende alcançar, pois se há demanda, e é direcionada para o público certo, então as chances do seu negócio ter êxito são muito maiores.

• Porque ela se diferencia das outras do mercado:

O diferencial de mercado é o sonho de todo empreendedor, isso porque, a competição entre negócios é um fato crescente, pois há cada vez mais pessoas começando o seu negócio, ou seja, mais empreendedores com o passar do tempo.

Além do mais, se há mais empreendimentos, é porque há também consumidores. Logo, a competição é acirrada, mas o mercado sempre tem espaço para produtos ou serviços inovadores e melhorados.

Afinal, como fazer um pitch e conseguir investimento para sua startup em 01 minuto:

Vamos te ajudar a fazer um pitch de um minuto com algumas dicas para que você tenha destaque e não seja classificado como aventureiro ou sonhador.

Pelo contrário, o pitch deve gerar curiosidade para o investidor e que você tenha mais para detalhar seu projeto, sonho, empresa ou startup, posteriormente.

Estágio um: Objetivo.

Aqui você explana o porquê que uma pessoa ou empresa procuraria seu negócio e a solução para os problemas cotidianos.

Estágio dois: Diferencial.

Nesse ponto você deve explorar o que só a sua startup oferece como produto ou a forma que oferece para resolver, de maneira personalizada, o problema do cliente.

Aqui o investidor irá definir se a sua startup vale o investimento ou não. Afinal, investir em mais do mesmo pode ser um péssimo investimento.

Visto que, o quê realmente lucra são ideias inovadoras e que despertem a curiosidade dos consumidores que possuem diversas opções.

Saiba como conseguir investimento para a sua startup em apenas 01 minuto:

Veja o exemplo a seguir:

Após se apresentar, o seu pitch elevator ficará mais ou menos assim:

“Minha startup (dizer o nome) trabalha para resolver o controle financeiro por meio de um sistema de gestão simples e 100% online para ajudar micro e pequenos empresários alcançarem o seus objetivos, gastando pouco tempo e sendo mais eficientes. Qual a dificuldade da sua empresa?”

Se você perceber esse exemplo de elevator pitch, ele atende aos estágios citados anteriormente.

Não existe uma fórmula fechada para fazer um pitch de 1 minuto.
Por isso a nossa última dica é que você, empreendedor, adapte as palavras conforme quem estará escutando o seu Pitch, para dessa forma, personalizá-lo e apresentar seu discurso sem muita automatização; isto é, talvez você fale algumas vezes até conseguir um investimento, então é preciso que se você apresentar 10 vezes, nas 10 vezes seja entusiasmado, com carisma e personalidade.

E mais uma dica importante: Treine e entregue, ao seu possível investidor, argumentos que criem uma outra oportunidade de conversa, e também, avaliação de sua startup.

Assim, após um Pitch de sucesso, posteriormente, segue uma conversa mais formal e longa para concretizar o acordo.

Você já sabia como conseguir um investimento para a sua startup em um minuto de forma eficiente usando o Pitch?

Após a leitura do texto, esperamos que tenha surgido diversas ideias para você criar o seu discurso, e por isso, esperamos que você tenha sucesso no seu empreendimento.

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