COMO CONSEGUIR INVESTIMENTO PARA A SUA STARTUP

COMO CONSEGUIR INVESTIMENTO PARA A SUA STARTUP

Como conseguir investimento para a sua startup

Captar investimento antes de transformar um plano de negócio num empreendimento real, embora seja muito comum na gestão de empresas, não é uma tarefa fácil.

Isso porque, captar investimento antes de qualquer resultado sólido é um grande desafio, pois é como se tivesse o capital do bolo, antes de fazer a receita. Dessa forma, são muitos os desafios que vão desde construir o plano de negócios a implantação e manutenção de uma startup.
Você deve estar se perguntando se tem alguma fórmula do sucesso para capitalizar uma startup: infelizmente, é não.

Não existe uma fórmula precisa, mas sim, há alguns fatores que serão um diferencial na hora de conseguir investimento para tirar do papel ou ampliar a sua startup.
Embora possa parecer uma palavra familiar, vamos dar uma maior clareza sobre o conceito de startup e como podemos capitalizar essa ideia.

O QUE É UMA STARTUP:

Uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócio replicável e escalável trabalhando em condições de incerteza.

Nem toda empresa ou pequeno negócio é uma startup. Geralmente, o modelo de negócios é novo e tem como característica ser atraente a investimentos através da capacidade de monetização e ser passível de grande ampliação.

Ou seja, a ideia tem que ser de cara muito boa e que valha a pena.

Trazer uma ideia para o mundo real das startups por muitas vezes requer a investidores a responsabilidade de uma nova etapa do negócio, através de seus interesses comerciais.

Por isso, primeiramente você precisa convencer um empreendedor de que sua startup é rentável, e também, mais interessante de que maneiras solidificadas de rentabilidade. Para isso, você precisa justificar o possível investimento, e convencer o investidor por meio de um modelo de negócios bem estruturado mostrando, acima de tudo, domínio sobre todos os elementos que abragem a sua ideia, tornando-a o mais próximo possível da imediata execução.

É fato que inúmeras startups surgem a cada dia disputando o mesmo capital de sua ideia, mas podemos te dar uma força de como conseguir investimento para uma startup com algumas sugestões que certamente vão fazer um diferencial na hora da decisão do investidor.

Como conseguir investimento para sua startup

COMO CONSEGUIR INVESTIMENTO PARA A SUA STARTUP:

Para conseguir investimento para uma startup, o gestor do empreendimento a ser investido terá de potencializar ou mesmo descobrir, sua capacidade para os negócios, ou seja, vender o seu produto (sua ideia) e captar investimento. Essa será uma grande experiência de vendas.

Listamos alguns passos que vão te ajudar a se destacar da concorrência na hora de conseguir investimento para uma startup. Segue abaixo:

• CONTROLE A ANSIEDADE

Uma startup, negócio ou empresa tem como objetivo gerar lucros em escala gigante a curto prazo. Por isso, é preciso acima do conhecimento técnico, o qual é de extrema importância para o sucesso do seu negócio, ter também inteligência emocional.

Logo, o conhecimento sobre técnico sobre a área junto ao domínio das emoções, faz de você uma pessoa de confiança para um investidor. E isso é o que todo investidor em fase inicial de qualquer projeto precisa: confiança. Seja na sua ideia, seja em você.
Portanto, pratique a confiança e não deixe a ansiedade atrapalhar seus planos.

• PERFIL DE INVESTIDOR:

Dê preferência por apresentar a sua startup para um empreendedor que tenha o mesmo nicho de negócio que o seu.

Pois ele irá entender melhor do mercado em questão. Outro fator facilitador para conseguir investimento para sua startup, quando o investidor é do mesmo nicho do seu negócio, é que você tem ideia do que ele quer ouvir.

Falar a coisa certa para um investidor dará uma grande vantagem para o seu empreendimento.

Além disso, mesmo que não consiga o esperado investimento, você terá uma mentoria empírica com o custo próximo a zero.

Nesse momento inicial de empreender uma startup, é preciso acima de tudo, muito conhecimento.

Então não fique triste ou desanimado se a sua proposta for negada, você pode receber um conselho muito valioso que fará toda a diferença na implementação do seu negócio.

• PROCURE MAIS DE UM INVESTIDOR:

Esta recomendação complementa a anterior. Além de ser do mesmo nicho é pertinente que você apresente sua startup para outros investidores.

Apostar sem moderação ou mesmo atribuir a capitalização de uma startup para um único investidor aumentam os riscos dos empreendedores envolvidos.

É possível prejudicar o andamento de uma startup caso o investidor mude de ideia.

Outra situação é que sua startup necessite de um investimento ainda maior do que o que o único investimento pode lhe oferecer. Nesse caso, você pode solicitar apenas parte do capital, pulverizando os riscos para todos.

• AMPLIE SEU NETWORK:

Talvez essa seja a dica mais clichê, mas não podemos ignorar que é uma das mais importantes, e por isso, deve ser lembrada.

Vá onde estão os empreendedores que você precisa para conseguir investimento para sua startup: feiras, convenções e eventos de investidores acontecem com frequência.

Observe essa rotina em cidades vizinhas também. Misture-se, apresente-se e portanto, esteja aberto a diversas possibilidades.

• PREPARE SEU PITCH:

Esteja sempre preparado com relatórios e gráficos para apresentar seu negócio, afinal nunca se sabe quando uma oportunidade possa surgir, então para estar pronto para conseguir um investidor a qualquer momento, pode ser o fator de sucesso que dará o importante ponta pé no início da sua jornada.

TIPOS DE PITCH

ONE SENTENCE PITCH:

1 minuto

Essencialmente verbal, deve conter informações essenciais como público e demanda.

ELEVATOR PITCH:
3 a 5 minutos

Pode ter algum auxílio de imagens, pode conter mais informações como equipe que será formada, e também, projeções financeiras.

PITCH DESK
20 minutos:

Pode ser apresentado por meio de apresentação PowerPoint e deve conter tudo o que caracteriza o seu empreendimento.

É necessário manter a atenção da audiência do começo ao fim do seu discurso.

Os procedimentos para conseguir capitalizar uma startup não param por aí. É necessário que você, empreendedor, conheça bem o mercado de sua startup com números, estatísticas.

E também, desenvolva sua oratória e algumas competências importantes na hora de vender qualquer coisa, pode ser um produto ou uma ideia, pois nesse período você terá que se desenvolver ao máximo.

Algumas habilidades e competências que você pode desenvolver para aumentar as suas chances de conseguir êxito nessa nova empreitada, veja a seguir:

• Confiança:

A confiança pode ser facilmente percebida pelas pessoas que estão a sua volta. Seja no seu tom de voz, na postura ou em suas expressões faciais. Portanto, para adquirir confiança é preciso antes de tudo, ter uma boa auto-estima, e também, dominar o assunto.

• Carisma:

As pessoas carismáticas ganham mais credibilidade que as que não são. É importante que não apenas o seu negócio seja atraente, como você, que é o porta-voz.

• Oratória:

Muitas pessoas, principalmente as mais experientes no mercado, valorizam fortemente pessoas que falam bem em público, ou falam bem no geral. Isso porque, se você consegue se expressar com clareza e coletividade, mostra que você é uma pessoa inteligente, e mais uma vez, denota confiança.

• Domínio técnico:

É certo que ter apenas os conhecimentos técnicos da sua área advindos de faculdade ou cursos extensivos, não são mais o diferencial como era antes.
No entanto, este tipo de competência ainda é muito valorizado, e trás ao empreendedor, mais chances de sucesso.

• Boa aparência:

“Quem ver cara não ver coração” ou “não julgue o livro pela capa” podem ser alguns argumentos levantados quando se trata da boa aparência para ajudar a conquistar um investimento. No entanto, nosso cérebro é grande parte visual, ou seja, nossa memória trabalha muito melhor com imagens do que textos ou sons, por isso, vá ao encontro com o seu futuro investidor, não apenas com boas palavras, mas de maneira apresentável para que sua imagem seja positiva.

• Otimismo:

Como já citado anteriormente, é preciso exalar confiança ao ir em busca de um investidor.

Por isso, mantenha a postura otimista, ou seja, sempre que o investidor indagar sobre o sucesso do seu negócio, permaneça com a postura de otimismo e confiança para que seja mais fácil de garantir que você chegue ao seu objetivo.

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