Como ter ideias de negócios
Daremos dicas de como ter ideias de negócios para facilitar no desenvolvimento de empreendimentos mesmo durante a pandemia causada pelo coronavírus.
Você é um empreendedor e tem dúvidas de como ter boas ideias para negócios?
Não há quem deseje se aventurar no mundo dos negócios e não almeje ter uma ideia de um milhão de dólares que tantos sonham ter.
Entretanto, muitas pessoas não se consideram criativas ou raramente tem insights com ideias únicas e inovadoras.
Pensando nisso, nós reunimos algumas informações valiosas que irão te ajudar em como ter ideias de negócios de maneira mais rápida e produtiva.
A primeira coisa que você deve se ater é: não tenha medo de sonhar grande!
Além do mais, até chegar na ideia de ouro, você terá muitas ideias até lá – podem ser boas ou ruins. Como também, não se preocupe se não vier de imediato, pois saiba que com um pouco de esforço e foco, as ideias chegarão até você.
Nada como apostar de início em um simples brainstorming o qual poderá aflorar vários negócios potenciais em um breve espaço de tempo; sendo muito eficiente até para quem não se considera tão criativo.
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Veja algumas dicas para um brainstorming de sucesso:
1- Anote todas ideias que você tiver.
Não importa se você estiver no meio do almoço ou indo dormir, não deixe a ideia fugir da sua cabeça.
Um dos erros mais comuns é achar que a ideia permanecerá em sua mente até quando puder desenvolvê-la, no entanto, quando se trata de insights é importante anotá-los e se assegurar que a ideia não será esquecida.
2- Debata suas ideia com mais de uma pessoa se possível, quanto mais eclético o grupo melhor.
O feedback irá te ajudar a entender se a sua ideia será bem aceita ou não; pessoas de diferentes áreas podem auxiliá-lo a ver por diferentes perspectivas complementando o que você tem em mente.
3- Não critique suas ideias.
Nem todas as boas ideias surgem prontas, algumas levam um tempo de maturação até chegar em seu ideal. Além do mais, crítica em excesso provoca o bloqueio criativo o qual não ajudará o seu processo em nada.
Portanto não tenha medo de ter ideias grandes, pequenas, improváveis ou realizáveis; ter uma ideia já o ajudará a sair do lugar.
E se acontecer um bloqueio criativo, o que fazer?
Primeiramente saiba que é totalmente comum haver bloqueio criativo.
Muitas vezes isso pode ocorrer quando o empreendedor está em um momento de muito estresse ou coloca muita pressão para que a ideia surja o quanto antes.
Por isso, tenha em mente que o processo pode ser rápido ou lento, mas o importante é cultivar a resiliência durante toda a trajetória.
Uma dica para evitar o bloqueio criativo é melhorar ideias já existentes ou conectar ideias entre si para gerar novas.
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Você já ouviu falar em CopyCat?
O termo diz respeito as startups que copiam modelos de negócio já testados e validados em outros países, geralmente EUA e países da Europa, para implementar em países onde não existam tais modelos de negócios.
Essa prática pode ser um pouco polêmica visto que muitos acreditam que não é inovação de fato.
No entanto, uma ideia de negócio é válida quando existe mercado e a demanda não está sendo atendida.
Logo, se o empreendedor enxergar que alguma ideia é válida em países estrangeiros, e o mesmo pode ser pioneiro ao implementar no Brasil, e ainda sim, implementar a ideia de uma forma melhorada, então as chances de sucesso são tão grandes quanto as ideias originais.
Alguns exemplos são: Peixe Urbano, a Baby e a We do Logos que usam como referências startups de sucesso lá fora, copiam o modelo mas não ficam preso a eles, inclusive inovando dentro desse mesmo modelo.
Além do mais, outra forma é atentar o seu olhar não apenas para a concorrência, e sim para os consumidores.
Ao olhar somente para o concorrente, o empreendedor só enxergará a resposta que o outro já encontrou.
As necessidades não evidentes dos consumidores podem ser um potencial para se ter uma ideia de negocio; a orientação é não ignorar o que parece ser um detalhe
Vale lembrar que buscar inspiração em algo é diferente de copiar. Até mesmo grandes empreendedores se inspiram em outros empreendedores.
Para isso, você precisará ter bom-senso e julgar se a sua ideia é em essência original ou se é apenas mais do mesmo.
Com a mente processando essas informações, você poderá chegar a ideia que tanto esperava. O importante, portanto, é não ficar parado.
Logo, use a criatividade e você verá que todo negócio que começa pequeno tem chances de crescer em larga escala.
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Como ter boas ideias de negócios:
Para te ajudar ainda mais a ter boas ideias de negócios, nós reunimos algumas informações que poderão guiá-lo de forma mais eficiente nesse processo, veja a seguir:
• Qual a sua paixão?
Sim, os negócios com mais chance de prosperar são mesmo aqueles que começam com uma paixão. Pode parecer clichê, mas isso se explica pelo fato de que a paixão é um verdadeiro combustível quando se trata de enfrentar obstáculos e desafios.
Logo, pense sobre as coisas que te fazem feliz, e as quais você tem domínio. Logo, será muito difícil não obter sucesso em um negócio pelo qual você gosta e acredita.
• Procurar ou criar uma nova oportunidade de mercado?
Há duas possibilidades: ou você acha um mercado para o seu produto ou você faz o seu mercado desenvolver o seu produto.
Realize uma prospecção de mercado para identificar o mercado que irá atuar. Para ter boas ideias, é preciso antes de qualquer cosia, ter o máximo possível de informações.
A prospecção de mercado pode ser feita de diversas maneiras: ter uma boa rede de Networking ajuda para trocar informações.
Informações demográficas e geográficas podem ser facilmente visualizadas no IBGE, guias comerciais e listas telefônicas também podem ser usadas, publicações, propagandas ou até mesmo contato direto pessoalmente ou por telefone, Workshops, feiras.
Uma maneira de aprimorar as ideias é com o teste de conceito; eles servem para ir angariando os feedbacks do cliente e incorporar melhorias e mudanças no produto.
É importante ter em mente que o produto que faz o negócio ser bem-sucedido não é necessariamente o que você pensou, mas aquele que acabou se desenvolvendo a partir das interações com o cliente/mercado.
Por isso, uma das habilidades positivas para um empreendedor é a adaptabilidade, pois ela permite que o indivíduo possa desenvolver ideias ainda melhores em comparação com as originais.
• Qual o tamanho do seu sonho?
Qualquer negócio pequeno pode se tornar um grande negócio. A pergunta que você deve fazer é se você quer mesmo se tornar grande. Conduzir um grande negócio não é para todos; negócios de grande porte exigem do empreendedor muita determinação e foco.
Além do mais, durante toda a jornada do seu empreendimento, será totalmente necessário buscar conhecimento, por exemplo, de como o concorrente está agindo, sobre os clientes e pesquisar sobre cases de empresas que deram certo ou não.
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• Você se considera um eterno estudante?
É certo que um empreendedor não precisa necessariamente ter formação técnica em administração ou marketing, por exemplo. Mas o conhecimento de mundo junto ao técnico podem ser um grande diferencial para gerir um negócio.
Ao entrar no mundo dos negócios você precisará sempre estar atento a tudo de novo no mercado, pois o mesmo muda constantemente.
Logo, para estar à frente dos seus concorrentes, seu negócio precisa se reinventar sempre que for preciso.
Para isso, é preciso estar conectado e atento, pois o ajudará a aumentar as possibilidades de novas ideias, seja de modelo de negócios, seja de produtos ou serviços.
“Você não precisa ser gênio para criar coisas interessantes”, afirma Marcelo Nakagawa, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper.
• Quais recursos você têm?
Vale dizer que recursos não se limitam a dinheiro. Se desprender dessa pensamento limitado o ajudará a ter ideias muito melhores.
Isso porque, o negócio chegará a um nível muito maior e mais rapidamente, se você usar os recursos que têm, no momento em que se encontra, usando-os da melhor forma possível.
Além do recurso financeiro, outros recursos válidos podem ser: buscar por um sócio ou ter uma parceria com uma universidade, por exemplo; formar uma equipe com pessoas do seu círculo de confiança para trabalhar com você.
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SE VOCÊ JÁ TEM UM NEGÓCIO, NÃO FIQUE PARADO, BUSQUE POR NOVAS IDEIAS E SOLUÇÕES:
O intraempreendedorismo é também uma forma de buscar novas ideias; é uma maneira de pensar em novos processos e soluções aproveitando os talentos que a organização já tem.
As ideias vêm de pessoas que conhecem todas as etapas do negócio, as necessidades dos clientes, como a concorrência trabalha e assim podem trazer uma visão diferenciada para a empresa.
A renovação de ideias é tão importante quanto a sua criação.
Ou seja, um negócio de sucesso não se faz tendo como base apenas uma ideia, mas ao decorrer da trajetória do negócio, é interessante que se tenha uma busca constante por inovação e melhoria.
Por isso, o intraempreendedorismo pode ser válido para a sua empresa, visto que, haverá um maior incentivo na participação dos colaboradores para que os mesmos apresentem novas ideias e projetos.
Fazer reuniões, promover cursos de capacitação, manter um canal de comunicação aberto com sua equipe e reconhecer esforços e ideias, são exemplos os quais criarão um ambiente mais suscetível a boas ideias, assim como, um ambiente mais agradável e democrático com a participação de todos.
Então conheça bem sua ideia, busque recursos e coloque em prática.
Este é o caminho para descobrir se a ideia é boa mesmo. Não adianta ter ideia sem planejamento e não adianta ter ideia, planejar e não executar.
Lembre-se: uma ideia não vale absolutamente nada se não for bem executada, é sempre um bom começo para quem deseja empreender.
A Zimut é uma empresa de marketing digital em Recife – Pernambuco, que atende clientes de todo Brasil.
Nossos serviços são baseados em estudo sobre o que há de mais novo no mercado.
Além de marketing digital para empresas, adoramos trabalhar com projetos inovadores, como criação de aplicativos para empresas e desenvolvimento de startups.
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