5 passos para criar uma startup

5 PASSOS PARA CRIAR UMA STARTUP

Neste artigo você saberá 5 passos para criar uma startup. Fique por dentro das dicas. E mais importante: não espere pela oportunidade, crie-a.

Devido a atual situação do novo corona vírus, o governo de todos os países decidiu decretar a quarentena com o objetivo de conter a proliferação do vírus.

Por isso, com a diminuição da jornada de trabalho, ou o afastamento dos profissionais, sem prévia de retorno, muitas empresas estão tendo cortes em várias áreas, como por exemplo, no quadro de funcionários.

Dessa forma, o novo cenário do corona vírus trouxe muitas demissões, e com isso, a necessidade de se reinventar e continuar no mercado de trabalho gerando renda.

Vale salientar que momentos como esse, que há uma turbulência no mercado de trabalho, traz ao indivíduo a necessidade de estar sempre de olho nas novas formas de se adaptar para não ficar pra trás ou ficar à mercê das condições instáveis do mercado de trabalho em tempos de crise.

Por isso, muitas pessoas vão atrás de ter o seu próprio negócio. Então começam a empreender.

É interessante que se tenha uma visão de crescimento não apenas em terreno fértil, ou seja, esperar a economia se estabilizar pra criar um negócio, por exemplo. Mas sim, tirar proveito da instabilidade e começar a repensar se o trabalho tradicional está satisfazendo suas necessidades e sendo produtivo pra você.

Logo, como muitas pessoas estão em suas casas de quarentena, é muito válido que esse “tempo livre” seja proveitoso. Então, você possa tirar proveito da situação para dar um UP na sua vida, que talvez tenha ficado tanto tempo no papel.

5 passos para criar uma startup

VEJA OS PASSOS A SEGUIR:

1º passo- Entenda o que é uma startup:

Você que está começando a empreender agora, pode ter ouvido falar muito sobre startup.

No entanto, para começar um negócio bem sucedido, é necessário que você tenha total domínio sobre o assunto – não bastando ter apenas um conhecimento superficial.

Logo, ter um conhecimento profundo sobre o que é Startup poderá te ajudar a definir se esse empreendimento está em conformidade com o seu objetivo.
Além do mais, para uma empresa funcionar, o empreendedor tem de saber administrar o seu negócio. Bem como, ter conhecimento de todas as áreas.

Isso significa saber conceitos essenciais de administração, finanças e marketing. Aprender na prática é correr riscos desnecessários. Por isso, estude com antecedência. E então, prepare-se para gerir a sua empresa.

AFINAL, O QUE É UMA STARTUP:

Startup, para os que conhecem pouco sobre o assunto, pode ser à primeira vista apenas uma empresa que está começando.

Mas como foi mencionado anteriormente, startup vai muito além desse conceito. Pois nem toda empresa que está em seu início pode se caracterizar como uma startup.

REQUISITOS PARA SER UMA STARTUP:

Pode-se definir como uma empresa com grande potencialidade de desenvolvimento. Ou seja, não basta começar o negócio, é preciso que se tenha um objetivo desde o início de fazê-lo grande.

O modelo tem de ser inovador.

A palavra-chave que sintetiza bem o que é uma startup é inovação.

Portanto, o empreendedor que deseja criar uma startup deve ter um compromisso com a inovação e estar sempre atualizado sobre o mercado de trabalho e suas necessidades.

Ou seja, as que estão sendo atendidas, as que podem melhorar, e também, as necessidades que não estão sendo visualizadas por seus concorrentes. São estas que farão o seu diferencial de mercado.

E deve ser escalável, ou seja, conseguir se adaptar ao aumento rápido da operação sem prejudicar a rentabilidade.

Em outras palavras, obter lucro de forma crescente, sem aumentar os custos do processo.

A escalabilidade do seu negócio pode ser feita por meio de consultoria especializada, a qual faz parte dos serviços da Zimut, onde auxilia empreendedores que estão começando a criar sua startup, assim como aqueles que querem aumentar seus números de venda e alcance.

2º passo – Desenvolva a sua ideia; crie um plano estratégico:

Coloque no papel o mapeamento da sua ideia inicial, isso quer dizer que, você definirá com exatidão quais seus objetivos e metas.

Além do mais, é interessante que você use ferramentas de gestão como FOFA/SWOT ou PDCA, por exemplo, os quais te auxiliarão a coletar informações importantes, e também, a traçar um plano estratégico utilizando o que você tem de melhor e excluindo o que não será tão favorável.

Então, tendo uma visão geral da sua ideia, e colocando-a no papel irá favorecer para que você tenha uma ideia clara do que almeja evitando que você perca recursos financeiros, tempo, e também, o foco.

Fatores importantes que não podem ficar de fora do mapeamento geral da sua ideia, e portanto, do seu plano estratégico, é:

• Público-alvo;

É importante que você trace o perfil detalhado dos seus futuros clientes, levando em conta gênero, idade, localização, demandas, entre outros.

• Produto ou serviço:

Você deve conhecer em essência o produto ou serviço que oferece, principalmente no começo do seu negócio, para que dessa forma, você construa uma base sólida e alcance o seu objetivo de forma eficiente.

• Diferencial de mercado:

Como uma startup tem como priori o sucesso iminente do negócio, é de suma importância que você comece o seu negócio atuando em seu diferencial de mercado, para que consiga alcançar ótimos resultados desde o início.

3º passo – Crie sua Network:

A network é a sua rede de contatos com o foco na área profissional. Pode ser feita virtualmente, em sites como o Linkedin; ou também, pessoalmente em treinamentos ou palestras, por exemplo.

Essa rede de contatos poderá te ajudar de diversas formas:

• Conhecer seus colaboradores:

Principalmente quando uma empresa está em seu início, é muito importante que as pessoas as quais irão integrar a sua equipe sejam responsáveis, colaborativas, proativas e com foco no crescimento da sua empresa, dando tudo o que elas têm de melhor.

Então, esteja a procura desse tipo de profissional, e nada melhor do que conhecê-los em ambientes que tem como objetivo o aprendizado e a especialização, como em palestras, por exemplo.

Por isso, conheça bem quem irá integrar o seu time, pessoas visionárias e que realmente irão vestir a ideia da sua empresa contribuindo de forma eficaz para o crescimento da mesma.

• Conhecer pessoas influentes que irão te ajudar:

Conhecendo as pessoas certas e formando uma boa network, você poderá ter auxílio de pessoas influentes, que conhecem outras pessoas.

E ainda mais, muitos profissionais que já estão há mais tempo na área que você pretende ingressar, têm informações importantíssimas que irão contribuir para que você não cometa os mesmos erros.

4º passo: Desenvolva o seu modelo de negócios e o plano de negócios:

Crie um modelo de negócios lucrativo para a sua empresa.

Você pode fazê-lo pelo Canvas, uma ferramenta online de produção de imagens e textos.

Em seu modelo será colocado elementos como:

  1. Parcerias estratégicas;
  2. Atividades importantes;
  3. Proposta de Valor;
  4. Recursos;
  5. Relação com clientes;
  6. Segmentos de Mercado;
  7. Estrutura de Custos;
  8. Fontes de Renda.

Modelo de Negócios x Plano de Negócios:

Modelo de Negócios deve vir antes do Plano de Negócios, e pode ser usado inclusive de base e inspiração para os primeiros passos do seu Plano.

No plano de negócios todo o empreendimento deve ser minuciosamente relatado, sem deixar nenhum detalhe de fora: produto ou serviço, concorrência, segmento de clientes, marketing, projeção financeira, detalhes sobre os responsáveis pela empresa, sócios e tudo mais o que envolver o seu negócio.

Planos de Negócio são geralmente utilizados em negociações e apresentados a investidores, como maneira de comprovar as chances de sucesso do novo empreendimento.

Essa é mais uma forma de você extrair mais informações acerca do seu futuro negócio, estudando sobre todos os fatores e atuando de forma eficiente para fazer com que o seu negócio seja desde o início feito com o mínimo possível de erros.

5º Passo – Elabore sua estratégia de marketing:

A estratégia de marketing é totalmente necessária para que o seu negócio tenha sucesso. Pois, o mercado atualmente está bastante competitivo não bastando ter apenas um bom produto.

Por isso, atuar no marketing é o que irá gerar leads e oportunidades de negócios. Em startups, é mais focado em métricas e geração de clientes.

Existem várias formas de fazer o seu marketing.

Uma delas, por exemplo, é o marketing de conteúdo: por meio dele, você gera conteúdo relevante, que enderece dores e identifique o que o seu cliente quer.

Já as vendas agem mais diretamente na distribuição do produto.

Para isso, existem três principais modelos de vendas:

  1. Self-service (o cliente entra no site e compra sozinho sem interagir com ninguém);
  2. Telemarketing (produto é divulgado por telefone);
  3. Field sales (vendedor vai pessoalmente até o cliente fazer a oferta).

Esses foram os 5 passos para criar uma startup.

Logo, não existe uma fórmula pronta para o sucesso de uma startup, será necessário você avaliar se a sua estratégia está dando certo. Do contrário, você terá que refazer seu plano até que o seu objetivo seja alcançado.

Lembre-se: para chegar ao sucesso, é preciso passar por todo o processo, que muitas vezes pode ser longo ou até cansativo, mas quem vai em busca dos seus sonhos não vê nada como obstáculo, mas sim, por uma perspetiva de crescimento.

A Zimut é uma empresa de criação de startup em Recife – Pernambuco, que atende clientes de todo Brasil.

Nossos serviços são baseados modernas tecnologias utilizadas por startups como Uber, Rappi e Tinder.

Além de criação de startup, adoramos trabalhar com projetos inovadores, como criação de aplicativos para empresas e marketing digital para startup’s.

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